Ana Clara Mendonça
O novo circuito do autódromo de Brasília será inaugurado em 30 de novembro deste ano, quando receberá uma etapa da Stock Car. “Brasília volta para o cenário nacional e internacional do automobilismo”, comemorou o governador Ibaneis Rocha ao confirmar o cronograma das obras no último dia 20.
O Banco de Brasília (BRB) informou, na terça-feira (26), que mais de 80% das obras de revitalização do autódromo estão concluídas. Segundo o banco, a pista principal está praticamente pronta, mas ainda restam intervenções como a instalação de guard-rails e de sistemas de drenagem nas áreas de escape.
Desde que assumiu a gestão do espaço, que está fechado desde 201, o BRB tem avançado na reestruturação das instalações com o objetivo de transformá-lo em uma arena moderna e multiuso.
VISTORIA – Em maio, a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), do Ministério Público do DF e dos Territórios (MPDFT), realizou uma visita técnica às obras, que teve como foco garantir a acessibilidade do espaço público e verificar o andamento dos trabalhos. Entre os avanços identificados estão melhorias nas áreas de drenagem, de escape e na estrutura do kartódromo.
“A Federação de Automobilismo (FADF), por meio do presidente Renato Constantino, acompanha semanalmente a evolução da obra. De acordo com Thiago Azalini, assessor da presidência da Federação e comissário da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o circuito está sendo adequado a padrões internacionais.
“O BRB quer incluir Brasília em todos os eventos nacionais e regionais no calendário de 2026. O circuito atenderá todas as normas e, segundo nosso presidente, que já competiu em autódromos por todo o país, este será o melhor do Brasil”, declarou Azalini ao Brasília Capital.
ESTRUTURA – A pista do Autódromo de Brasília voltará a ter 5.384 metros de extensão, em sentido horário, com 16 curvas – nove à direita e sete à esquerda – e três retas principais, a maior com 803 metros, a de largada com 614 metros e a reta oposta com 502 metros.
A curva 1, de alta velocidade, possui 207 metros e inclinação de 5°, enquanto a pista mantém largura de 15m na largada e 14m nos demais trechos, o que garante ultrapassagens. Com 40 boxes, torre de controle, salas de imprensa, transmissão, camarotes e áreas VIPs, totalizando 15.592 m² de infraestrutura, o complexo poderá receber até 100 mil pessoas.
O espaço teve sua gestão transferida ao BRB em maio de 2022, por meio de convênio com a Terracap, com vigência de 30 anos e direito ao naming rights durante esse período. O investimento total previsto ultrapassa R$ 41 milhões.