Nove governadores se reuniram na residência oficial de Ibaneis Rocha, presidente do Fórum dos Governadores, para discutir os impactos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos e debater estratégias políticas diante do atual cenário nacional.
Brasil aciona os EUA na OMC contra tarifaço
Durante a reunião, os governadores articularam medidas para reduzir os efeitos econômicos da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, em vigor desde quarta-feira (6). Eles reafirmaram o compromisso com a ampliação do mercado internacional e a abertura de oportunidades para produtos brasileiros no país norte-americano. Também vão buscar diálogo direto com a gestão do presidente Donald Trump.
“Reunimos um grupo de governadores alinhados em buscar soluções pautadas no diálogo e no melhor para a população e a economia do país. Também discutimos a necessidade de distensionamento e pacificação entre os Poderes. O país precisa caminhar junto”, explicou Ibaneis Rocha.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, criticou a postura do presidente Lula, que, para ele, não tem dado a atenção necessária aos impactos econômicos do tarifaço. “Durante todo esse tempo, todos nós governadores, procuramos saídas alternativas para tentar minimizar essa crise. Mas ontem, ao ver um Presidente da República, em um comunicado nacional, dizer que não tem nada a falar em frente aos Estados Unidos é algo que mostra insensatez”, apontou.
Estiveram presentes Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Jorginho Mello (Santa Catarina), Mauro Mendes (Mato Grosso), Ratinho Júnior (Paraná), Romeu Zema (Minas Gerais), Ronaldo Caiado (Goiás), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Wilson Lima (Amazonas), além do anfitrião Ibaneis Rocha.