A governadora em exercício Celina Leão inaugurou, nesta quarta-feira (9), o Comitê de Proteção à Mulher em Santa Maria, o sétimo equipamento deste tipo em funcionamento no DF. O espaço, instalado na sede da administração regional, garante segurança, bem-estar e suporte psicológico, social e jurídico às vítimas de violência.
“Esse espaço acolhe, orienta e encaminha. É uma iniciativa que reforça a prioridade do nosso governo: proteger as nossas mulheres”, ressaltou Celina.
Com equipes multidisciplinares, os comitês atendem mulheres em situação de violência, orientam sobre políticas públicas e encaminham para capacitações. A nova unidade oferecerá, também, apoio a familiares e recebe denúncias de violências física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Apenas em 2025, 330 pessoas já foram atendidas.
As unidades são frutos da Lei nº 7.266/2023, de autoria da deputada distrital Dra. Jane (MDB). “Cada comitê inaugurado é um passo firme na construção de uma sociedade mais justa e segura para todas”, afirmou a parlamentar, que também esteve presente na entrega.
O atendimento é gratuito, de segunda a sexta, das 8h às 18h, na Biblioteca Pública de Águas Claras e nas administrações regionais de Itapoã, Ceilândia, Lago Norte, Estrutural, Sobradinho, e, agora, Santa Maria.