Tácido Rodrigues
A segunda etapa do Festival Curicaca esteve em São Sebastião e discutiu com a comunidade temas como educação, infraestrutura, inovação e inteligência artificial no contexto do empreendedorismo. Um dos principais destaques do evento, a arena com jogos de videogame e computador e os óculos de realidade aumentada fizeram sucesso entre os mais jovens.
“Gostei muito do Just Dance e do Mortal Kombat. Nunca tinha ido a um evento como esse fora da escola. É bom que a gente sai da rotina diária de só estudar”, afirmou Kawan Fellipe Barbosa, de 14 anos, aluno do Centro Educacional 416 de Santa Maria.
Para a professora de inglês Luciana Pereira, a oportunidade serve de aprendizado aos 21 estudantes que foram ao campus do Instituto Federal de Brasília, na sexta (27) e no sábado (28). “É extremamente importante a possibilidade deles terem novas experiências e conhecerem as inovações tecnológicas. É também uma forma de incentivar o estudo e a pesquisa”, avaliou.
EMPREENDEDORES – Além do corpo acadêmico, empreendedores de São Sebastião e regiões próximas expuseram produtos durante a feira. Caso do artesão Carlos Roberto Cordeiro, que faz colares, brincos e orixás a partir de itens como flores e frutos do Cerrado, ossos de chambaril e olhos de boi.
Cordeiro: “Gostei muito de estar aqui e poder mostrar o meu trabalho com biojoias” – Foto: Tácido Rodrigues/BSB Capital
“Gostei muito de estar aqui e poder mostrar o meu trabalho com biojoias. Cada peça é única, não tem metragem, todas são diferentes. Pra mim, é gratificante fabricar artigos religiosos e, ao mesmo tempo, materiais que não agridem o meio ambiente”, pontuou, ao mencionar que vende as peças via Instagram (@carlosbiojoias) e WhatsApp (61) 98458-0942. Os preços variam, em média, de R$ 50 a R$ 180.
O coordenador-geral da etapa itinerante do Festival Curicaca, Caio Dutra, reforçou que os principais objetivos são movimentar a economia criativa e aproximar a cultura da inovação do dia a dia das pessoas. “Vamos passar por 10 RAs justamente para levar esse movimento da digitalização, incluindo jovens, empresários e atores culturais”, resumiu.
Dutra: “Vamos passar por 10 RAs justamente para levar esse movimento da digitalização” – Foto: Tácido Rodrigues/BSB Capital
FORÇA DA PERIFERIA – Para o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, o Festival Curicaca tem mostrado que as periferias precisam de mais incentivos que potencializem as suas vocações. “Quando se fala em inovação e sustentabilidade, as pessoas acham as palavras complicadas. Trazendo a experiência concreta, elas começam a compreender como a nova indústria transforma tudo ao redor. Já passamos por Taguatinga e São Sebastião, e agora a próxima parada é em Sobradinho, em julho. Nossa ideia é envolver todo o Distrito Federal”, assegurou.
Cappelli: “Trazendo a experiência concreta, as pessoas começam a compreender como a nova indústria transforma tudo ao redor” – Foto: Tácido Rodrigues/BSB Capital
A iniciativa vai percorrer oito cidades-satélites até setembro, com programação completa para a família, palestras, área de jogos, espaço infantil e apresentações artísticas. Tudo de graça. Em outubro, haverá o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade na Indústria, na Arena BRB Mané Garrincha. Os detalhes da próxima edição podem ser acessados no site e nas redes sociais.