Enquanto você se orgulhar, atrairá humilhação. Enquanto for indiferente ao próximo, atrairá solidão, indigência e indiferença. Vida verdadeira é crescimento com ética e cooperação! Enquanto você pensar só no seu próprio bem, sentirá vazio e a vida sem sentido.
Enquanto você criar expectativas, se decepcionará. Sem expectativa não há decepção. Enquanto você achar que seus objetivos dependem única e exclusivamente de você, se frustrará. Lute por tudo como se fosse melhor para você, mas não esqueça do “se”.
Todos fomos criados simples e ignorantes. Ninguém é inferior e nem superior. Somos apenas alunos de séries diferentes. Sem ajuda mútua, nada conseguiremos.
Enquanto você se comparar, invejará. Enquanto não se conhecer, se magoará. Enquanto não amar o próximo como a si mesmo, sentirá vazio e solidão! Enquanto não aprender a enxergar as chatices da vida como ensinamentos, se amargurará, reclamará e se isolará. Enquanto não se aceitar, achará tudo e toda pessoa chata, desagradável.
Como dizia Sartre: “O Inferno que você vê nos outros está em você”. Aceite: as pessoas são o que são e não o que você gostaria que fossem. Às vezes, você se surpreenderá. Outras vezes, se decepcionará, até que aprenda a olhar além das aparências e expectativas.
Tudo contamina, positivamente ou negativamente. Você é um convidado. Deixe o seu pequeno mundo um pouco melhor. Você não nasceu por acaso. Você nasceu por uma causa.
Faça amizade com boas pessoas e pouco a pouco você crescerá porque sua cabeça melhorará. Mas, não esqueça da lição do Mestre: simplicidade, prudência, oração e cooperação.
Então, afaste-se dos maus e invejosos ou sua vida arruinará. As más pessoas lhe prejudicarão, mesmo sem querer, mesmo que gostem de você! As boas pessoas lhe beneficiarão, mesmo que só com sua presença.
“Quando Buda chegava num lugar, as plantas floresciam mais cedo”, ensinam os budistas.