A AgroBrasília 2025 bateu recorde de público e de negócios. Durante cinco dias, a exposição recebeu 188 mil visitantes e fechou negócios, que, juntos, somam R$ 5,1 bilhões. Ao todo, 564 expositores e mais de 25 startups estiveram presentes na feira. A próxima edição já tem data para ocorrer: de 19 a 23 de maio de 2026.
Um dos principais destaques foi a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais na mesma área, buscando otimizar o uso do solo e aumentar a produtividade. “A ILPF permite produzir mais na mesma área, com menores emissões de carbono por quilo de alimento”, explicou o pesquisador Robélio Marchão, pesquisador da Embrapa.
A estatal de pesquisa agropecuária também mostrou ao público o Sistema Antecipe, que permite semear mecanicamente a cultura do milho nas entrelinhas (espaçamento que ajuda a reduzir a competição das plantas por água, luz e nutrientes) da soja antes da colheita da leguminosa.
Além de oferecer crédito rural com juros baixos e regularização fundiária, serviços voltados principalmente à agricultura familiar, a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF) promoveu ações como o Programa Reflorestar e o fornecimento de alevinos para quem investe na criação de peixes em cativeiro. “O DF se consolida como referência no fortalecimento do agro regional”, enfatizou o engenheiro agrônomo Daniel Ascensão.
Para além da tecnologia e dos negócios, a AgroBrasília virou palco de experiências sensoriais. Os campos de girassóis fizeram sucesso nas redes sociais e atraíram visitantes como a jovem Ana Lívia Nogueira, de Planaltina, para fazer vídeos e fotos. “Vi no Instagram, no ano passado, e coloquei na cabeça que viria só por isso. Valeu a pena demais”, contou.