De hoje (28) a domingo (1º), a Arena BRB Nilson Nelson recebe a segunda edição do Festival da Cachaça de Brasília. O evento reúne mais de 600 rótulos, de 88 expositores, além de oferecer workshops, gastronomia e atrações musicais. A entrada é gratuita. O público terá acesso ao evento a partir desta quinta-feira (29).
O primeiro dia de evento marca o lançamento do Mapa Anual da Cachaça, mas é restrito a convidados e autoridades. O guia é uma plataforma digital criada para promover e valorizar a bebida, por meio de conteúdo educativo, cultural e informativo.
“O grande objetivo do festival é apresentar ao brasiliense o mercado da cachaça, a importância para a economia nacional e desmistificar o estigma, muitas vezes pejorativo, relacionado à bebida”, ressalta Edilane Oliveira, diretora do Instituto Brasileiro de Integração (IBI) e organizadora do evento.
No Brasil, a bebida bateu recorde de exportações no ano passado, ultrapassando os US$ 20 milhões (mais de R$ 123 milhões), um aumento de 0,7% em relação a 2023. Os dados do Anuário da Cachaça 2024. O cenário de crescimento se repete na capital, onde a produção cresceu 35% desde 2024. Um novo alambique foi registrado, e outros dois estão em processo de regularização.
O Festival da Cachaça de Brasília é organizado pelo IBI, em parceria com a Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia (Secti-DF).
Serviço: Festival da Cachaça de Brasília
Data: de quarta (28) a domingo (1º)
Horário: 12h30 às 23h
Local: Estacionamento da Arena BRB Nilson Nelson
Entrada: Gratuita
Classificação: 18 anos