Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Tecnologia

Adeus ao velho RG

  • Tersandro Vilela
  • 18/04/2025
  • 08:00

Compartilhe:

O Registro Geral (RG), tradicional documento de identificação civil dos brasileiros desde o início do século 20, deixará de ser aceito a partir de 2032. Em seu lugar, entrará em vigor exclusivamente a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que adota o número do CPF como referência e utiliza tecnologia blockchain para garantir segurança, autenticidade e integração nacional dos dados civis.

A transição, já em curso em diversos estados, é coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com desenvolvimento técnico do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e apoio da Receita Federal. 

A CIN incorpora um QR Code dinâmico e utiliza a infraestrutura do b-Cadastros — sistema baseado em blockchain que permite rastreabilidade, imutabilidade e validação descentralizada das informações. A tecnologia já é utilizada em cooperação com países do Mercosul.

De acordo com a ministra Esther Dweck, a medida corrige distorções históricas, como a emissão de múltiplos RGs para uma mesma pessoa em diferentes unidades da Federação. “Estamos consolidando a identificação do cidadão em uma base nacional, segura, confiável e acessível, com ganhos expressivos para a gestão pública e para a população”, afirmou.

O novo documento será emitido nos formatos físico e digital, com acesso pela plataforma Gov.br. A versão eletrônica poderá ser validada por meio do aplicativo Vio, desenvolvido pelo Serpro. 

A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita. Até o momento, mais de 17 milhões de brasileiros já emitiram o novo documento. As antigas cédulas de identidade (RGs) continuam válidas até 2032, limite para que todos os cidadãos façam a atualização obrigatória.

CIDADANIA DIGITAL – A substituição do RG pela CIN marca um novo capítulo na política de transformação digital do Estado brasileiro, com potencial para reduzir fraudes, ampliar o acesso a serviços e facilitar a atuação de órgãos públicos em todo o território nacional. Com a identidade em blockchain, o País dá um passo relevante na direção de uma cidadania digital mais segura e integrada.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Tersandro Vilela

Tersandro Vilela

Jornalista pós-graduado em Filosofia, especialista em Liderança: gestão, resultados e engajamento e mestrando em Inovação, Comunicação e Economia Criativa

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

Novo Marco de Sistemas Alimentares e Clima

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Ibaneis: “investimos quase R$ 1 bi em Taguatinga”

Últimas Notícias

Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. Foto: Reprodução

Daniel Vilela, vice de Caiado, lidera pesquisa para o Governo de Goiás

5 de dezembro de 2025

STJ mantém monitoramento no presídio de Planaltina

5 de dezembro de 2025

De olho em você

5 de dezembro de 2025

Um reajuste, vários pais

4 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.