Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Educação

ESV: a precarização da educação

  • Sindicato dos Professores do DF
  • 14/04/2025
  • 14:00

Compartilhe:

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

No dia 2 de abril, uma educadora social voluntária (ESV) de uma escola do Gama foi atropelada em frente à unidade em que trabalha. O motoqueiro que a atropelou fugiu sem prestar socorro. Ela fraturou algumas costelas e o fêmur e está internada, com dreno no pulmão e sem previsão de alta.

Tivesse a pedagoga um contrato de trabalho devidamente constituído, teria todo o amparo legal necessário neste momento: seria afastada das funções, mas, com o atestado médico, continuaria a receber a remuneração, que é seu sustento, até recuperar plenamente a saúde e poder voltar ao trabalho.

Porém, leis trabalhistas são aplicadas a pessoas com vínculos empregatícios, algo inexistente para um ESV. A pedagoga que, na prática, é uma trabalhadora precarizada, não tem direito a nenhuma remuneração enquanto estiver afastada por motivos médicos. A escola está prestando todo o amparo afetivo. Mas, do ponto de vista legal, não há muito o que fazer: 

“Com cinco faltas consecutivas, nossa obrigação é emitir um termo de desligamento e comunicar o fato à Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), que tem a obrigação de nos enviar outro ESV”, conta um membro da direção, que organiza uma “vaquinha” para ajudar a educadora e seu filho.

Diretor do Sinpro, Raimundo Kamir se solidariza com a educadora social voluntária e lamenta a precarização das relações de trabalho sofrida pelos trabalhadores da educação. “A qualidade da educação passa pela valorização de todos os profissionais que atuam dentro da escola. Os professores e professoras já enfrentam turmas superlotadas, com muitos estudantes com necessidades educacionais especiais. É necessário que, além de construir escolas, o Estado forneça ao professor profissionais de apoio, com carreiras efetivas no funcionalismo público, com plenos direitos trabalhistas”.

COTIDIANO – A figura do educador social voluntário surgiu como ideia para ministrar oficinas no ensino integral: professores de instrumentos musicais, teatro ou outras atividades lúdicas cuja carga horária não passasse de 8 horas semanais e sem a exigência de assinatura de ponto.

A falta de continuidade das políticas públicas de educação transformou os ESVs em substitutos de monitores escolares – profissionais efetivos e com carreira regulamentada por lei. ESVs não têm vínculo empregatício, mas cumprem horário e assinam folha de ponto. 

Em caso de acidentes, como o da educadora do Gama, o Estado não oferece nenhum tipo de amparo. Para o Estado, o educador social voluntário é uma solução capenga para uma das necessidades do cotidiano da escola que, por lei, deveriam ser supridas por monitores escolares concursados, com vínculos e direitos trabalhistas assegurados por lei. 

“O educador social voluntário está ocupando de maneira informal e precarizada o emprego de um monitor”, lembra Kamir. “A precarização assumiu o cotidiano das escolas”, completa.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Sindicato dos Professores do DF

Sindicato dos Professores do DF

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

Novo Marco de Sistemas Alimentares e Clima

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Ibaneis: “investimos quase R$ 1 bi em Taguatinga”

Últimas Notícias

Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. Foto: Reprodução

Daniel Vilela, vice de Caiado, lidera pesquisa para o Governo de Goiás

5 de dezembro de 2025

STJ mantém monitoramento no presídio de Planaltina

5 de dezembro de 2025

De olho em você

5 de dezembro de 2025

Um reajuste, vários pais

4 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.