O pacote de gratuidades criado pelo governador Ibaneis Rocha tornou Brasília mais acessível e atrativa para moradores e turistas. No primeiro dia de funcionamento do programa Lazer para Todos, que garante entrada gratuita no Zoológico e no Jardim Botânico de Brasília aos domingos e feriados, os dois espaços registraram aumento superior a 50% no número de visitantes. Apenas no Jardim Botânico, foram 3.398 pessoas — mais que o dobro da média anterior, de 1,5 mil. No Zoológico, o público saltou para 9.464 visitantes, mais que o dobro da média dominical de 4 mil pessoas.
Apesar do bom resultado, o número do JBB ainda foi o terceiro maior do mês, ficando atrás dos dias 4 e 9 de março, quando o parque registrou 4.532 e 3.770 visitantes, respectivamente. A gestão do Jardim Botânico também atribui o crescimento de público às melhorias no espaço, como a instalação de novos playgrounds, mesas de piquenique e a realização de uma programação cultural diversificada. Em abril, uma das atrações é a Exposição Kalunga, que apresenta obras da artista Janice Afonso inspiradas na cultura dos povos do Vão das Almas, na Chapada dos Veadeiros.
“O aumento na visitação mostra que a política pública está funcionando. O JBB está se tornando mais conhecido e acessível à população do DF, com apoio de programas como o Vai de Graça, que facilita o deslocamento”, destaca o diretor-presidente do Jardim Botânico, Allan Freire.
No Zoológico, o número inédito representa um crescimento de 136,6% em relação à média de domingos considerados “normais”. A marca supera até os registros típicos de férias escolares, quando o espaço já chegou a receber até 8 mil pessoas. Para acolher o público com conforto e segurança, o local reforçou a equipe de funcionários, instalou mais pontos de água e banheiros químicos, além de intensificar a oferta de visitas guiadas. “Estamos muito satisfeitos com o resultado. A gratuidade tem permitido que mais pessoas aproveitem o espaço, independentemente da sua condição financeira”, comemorou o diretor-presidente do Zoo, Wallison Couto.
O sucesso do programa Vai de Graça, que oferece transporte público gratuito aos domingos e feriados, também é fator determinante nesse aumento de circulação. Só no primeiro dia de funcionamento, o sistema de ônibus e metrô do DF registrou 442.905 acessos. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) afirma que a frota tem dado conta da demanda.
Além de facilitar o acesso aos espaços públicos, a iniciativa também movimenta a economia local. Comerciantes e ambulantes relatam melhora nas vendas. “Quando o Zoo era pago, era difícil para famílias grandes. Agora, com a entrada gratuita, o movimento melhorou bastante”, conta a pipoqueira Joelma Dias, de 49 anos.
Com mais gente nas ruas e nos parques, o pacote de gratuidades do GDF vem promovendo inclusão, lazer e geração de renda — fortalecendo o vínculo da população com os espaços públicos e incentivando o turismo local.
(*) Reportagem: Fábio Goes; Texto: Ana Luisa Araujo; Fotos: Antônio Sabino