Orlando Pontes e Tácido Rodrigues (*)
Engenheiro civil e tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, o administrador de Águas Claras Mário Furtado afirma, em entrevista ao Brasília Capital, que, até 2026, a cidade vai ganhar novos equipamentos públicos, como creches, escola e unidades de saúde. “A gente tem a previsão de construir uma UPA na Avenida Araucárias e uma UBS na Rua 25 Sul”, projeta. Para melhorar a mobilidade e aliviar o trânsito intenso, uma das possibilidades, segundo ele, é criar uma linha reversa do “zebrinha”, nome popular do transporte de vizinhança.
Em Águas Claras, há reclamações recorrentes por conta de barulho e de obras. A Administração faz cumprir a lei? – Por ordem do governador Ibaneis, todos os órgãos do GDF são integrados. Sempre que tem uma denúncia que chega para a Administração, a gente direciona. Por exemplo, nestes dois anos em que eu estou na Administração, o Detran fez quatro operações para coibir o uso de motos com escapamento aberto. Temos 23 obras mapeadas na cidade. Então, sempre que tem uma reclamação, a equipe da Regional intervém para acalmar os ânimos.
Como é feita a mediação entre os moradores que gostam de agito e os que prezam por silêncio? – Águas Claras tem 128.400 habitantes, e a maioria das edificações é de uso misto, ou seja, pode ser comércio ou residência. A Administração limita o horário de funcionamento de bares e restaurantes: durante a semana é até 0h. Nos finais de semana, até às 2h. Quando tem uma reclamação pontual, a nossa equipe vai ao local, conversa com o proprietário para apaziguar. Quando não conseguimos, acionamos o Ibram [Instituto Brasília Ambiental], que é o órgão responsável por medir os decibéis, e a partir daí são tomadas as medidas cabíveis, se necessário.
Águas Claras não tem hospital nem escola pública. O GDF vai proporcionar esses equipamentos para a cidade? – Sim. O governador Ibaneis, com o apoio do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), trabalha para atender essas demandas da comunidade. A gente está com a previsão de três escolas.
Quantas escolas públicas funcionam hoje? – Temos uma creche perto da Rua 37 Sul. A ideia é construir mais uma creche e uma escola de ensino Fundamental e Médio. Na Saúde, a gente tem a previsão de construir uma UPA na Avenida Araucárias, ao lado do Águas Claras Shopping. O Iges-DF [Instituto de Gestão Estratégica de Saúde], inclusive, já fez a licitação. O processo está no Tribunal de Contas e, assim que autorizado, a gente vai assinar o contrato e começar a obra. Na Rua 25 Sul, há previsão de construção da UBS. Já tem o lote e o projeto. A gente está aguardando só a finalização dos trâmites legais, para que a Novacap consiga entregar esses equipamentos públicos.
E na área da Segurança, há previsão de uma delegacia? – Águas Claras tem uma área [destinada] para delegacia. Mas, hoje, a 21ª DP tem atendido bem a nossa cidade. Ela fica próxima da Universidade Católica. O delegado Josué é um parceiro e tem atendido bem a nossa comunidade. Quero, inclusive, fazer um apelo para os moradores, sempre registrem ocorrência, para que tenhamos um mapa preciso. De toda forma, a delegacia em Águas Claras está prevista para ser construída atrás da Unieuro, na Quadra 107.
O senhor avalia que a infraestrutura de trânsito de Águas Claras colapsou? – Águas Claras é uma cidade de 128,4 mil habitantes, com aproximadamente 700 edificações. O trânsito realmente é intenso. E o governo está atento a isso. Abriu a terceira saída, que é uma obra nova, e implementou o primeiro “zebrinha” fora do Plano Piloto. Nós estamos com o estudo de uma linha reversa do “zebrinha”. Temos agora o tão controverso patinete [elétrico] em fase de teste na cidade. São ações que visam melhorar o trânsito.
Há algum plano para incentivar o uso da bicicleta? – Já temos, nas avenidas Castanheiras e Araucárias, ciclofaixas bem delimitadas. O pessoal usa bastante. A gente até pede para que os motociclistas não entrem ali ou andem no sentido contrário, para não causar acidentes.
O que tem sido feito para preservar e melhorar o Parque de Águas Claras? – O Parque Ecológico de Águas Claras, pulmão da cidade, muito frequentado e apreciado pelos moradores, é de responsabilidade do IBRAM (Instituto Brasília Ambiental), órgão que realiza a gestão, planejamento e benfeitorias.
Além do parque ecológico, a cidade possui dois parques urbanos, o Parque Sul, já entregue para a comunidade, e o Parque Central, este em planejamento. O Parque Sul tem uma pista de patinação padrão internacional, próxima do Hospital Águas Claras, duas quadras de tênis e duas de futebol. O espaço de vivência nós transformamos em biblioteca.
E a manutenção dos equipamentos públicos da cidade está sendo feita com regularidade? – Sim. Esses dias a gente repintou toda a praça de skate da Quadra 107. Fizemos também a reforma de três quadras poliesportivas e implementamos parquinhos. O Fernando Leite [presidente da Novacap] tem sido parceiro. A gente tem trabalhado bastante.
O nosso leitor Fernando Spíndola diz que a iluminação pública da Avenida Parque Águas Claras precisa de manutenção. – No ano passado, finalizamos as [avenidas] bulevares, através de emenda do deputado Pastor Daniel de Castro. A gente usou 900 mil para fazer essas duas. Agora está vindo o Ilumina DF, que vai fechar essas quadras, esses espaços que não foram feitos ainda. Águas Claras será contemplada com a instalação de lâmpadas de LED.
A Giselle Cavados, também nossa leitora, questiona: como faz pra parar de subir prédio sem infraestrutura? – Todo e qualquer prédio, antes de ser construído, precisa de um projeto de arquitetura. Ele é apresentado na Central de Aprovação do GDF. Eles verificam a permeabilidade, potencial construtivo, tudo isso. Águas Claras ainda tem alguns lotes vazios que podem ser construídos e provavelmente serão. Nas vias públicas, a gente planeja fazer recapeamento de algumas ruas em parceria com a Novacap.
Como os moradores podem entrar em contato com a Administração? – O GDF tem o portal Participa DF (www.participa.df.gov.br). Toda essa parte de zeladoria a gente pede que as pessoas entrem nesse site ou liguem para o telefone 162. A gente também tem o Instagram da Administração (@admaguasclaras). Lá a gente coloca todas as ações que vão acontecer, interdição de avenidas, intervenções, tudo que a comunidade precisa ficar sabendo. No mais, dizer que, para mim, Águas Claras é a melhor cidade. Se tiver um pet, então, venha morar aqui que será muito bem-vindo!
(*) Com a participação de leitores do Brasília Capital