Só há “fracasso verdadeiro” se você não avaliar, não aprender com o fracasso, sem culpar, sem culpar-se, e sem se vitimizar. O que aprendo com isso? O que a vida quer me ensinar?
Só há decepção se você criar expectativas. As pessoas são o que são e não o que você espera delas ou quer que elas sejam. Sorrisos, gentileza e elogios podem nada significar de verdadeiro.
Há pessoas gentis e sorridentes que, intimamente, são verdadeiros demônios. Os psicopatas comunitários são extremamente agradáveis, gentis e carinhosos até darem o golpe que imaginam.
Só há frustração se você não confiar que há um propósito na vida para você e que você não está aqui por acaso, mas por uma causa. Então, lute por tudo como se tudo dependesse exclusivamente de você, mas, ao mesmo tempo, como se tudo dependesse somente de Deus.
Só há inveja se houver comparação. Por que comparar? Você é único, com propósito único na Terra, com finalidade única. Evite comparar. Se a inveja vier, mude o pensamento e verá que, pouco a pouco, ela enfraquecerá e desaparecerá.
Só há mágoa se não houver autoconhecimento. Quem se conhece sabe que também erra e também tem defeitos. Quem se conhece tolera e compreende, mas isso não significa manter amizade ou proximidade com pessoas nocivas, pessimistas, maldosas.
Perdão significa desligamento do mal que lhe fizeram e não obrigação de voltar a amizade ou relação afetiva.
Só há desânimo de viver ou fazer se você estacionar, der razão às críticas, derrotas ou chatices da vida. Vida é progresso com ética (Lei de Progresso) e cooperação (Lei de Amor e Caridade). Cumprindo as duas leis, viveremos em paz.
Só há corrupção se você esquecer que é um ser eterno em missão de aprendizagem, realização; e encantar-se com o temporário. Em caso de tentação, lembre-se da advertência do Mestre dos Mestres: “De que adianta ganhar a vida inteira e perder sua alma?”
Cresça com ética e coopere. Isto é tudo!