O carnaval da pequena cidade de Olhos d’Água, a 90 quilômetros de Brasília, vem se consolidando, nos últimos anos, como um dos mais charmosos do Entorno do Distrito Federal. E a expectativa é de que este ano ocorra o maior evento da história do vilarejo.
Tudo graças a um reforço orçamentário de R$ 50 mil por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Prado (PL-GO), com mediação do vereador de Alexânia Geraldinho do Cartório (PP), e execução do prefeito Warley Gouveia (Podemos), por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura.

“Esse recurso vai turbinar nossa festa. O dinheiro da emenda parlamentar vai garantir a montagem de uma grande tenda, que chamamos de túnel, onde as pessoas ficarão protegidas do sol ou da chuva, assim como um grande palco para os músicos, banheiros químicos, serviços gerais de limpeza e a segurança da Polícia Militar”, comemora o professor Geraldo Magela, um dos fundadores do Bloco das Piranhas, o mais antigo de Olhos d’Água e que comemora 21 anos de fundação em 2025.

Rifas e camisetas – Independentemente do dinheiro da emenda parlamentar, a comunidade local se manteve mobilizada para arrecadar recursos para a festa. Desde o início do ano, vêm ocorrendo almoços com venda de ingressos, rifas e venda de camisetas. Entre outros itens, esse dinheiro pagará o cachê dos músicos.
Uma das maiores atrações do carnaval de Zoin – como Olhos d’Água é carinhosamente tratada por seus moradores – é o bloco Santinhas do Pau Oco. Trata-se de uma “divergência consentida” do Bloco das Piranhas, no qual os homens saem fantasiados de mulher. No Santinhas, as mulheres usam um véu, imitando freiras, e saem “uniformizadas” com uma camiseta. Este ano, elas adotaram a cor verde-limão.
“É um bloco de mulheres, para valorizar mulheres, que desfilam alegria e irreverência, com músicas-temas de autoria de integrantes do bloco, e que tem realizado desfiles com o apoio da comunidade por meio de bingos, rifas, eventos e venda de camisetas”, explica Alec Brasil, uma das fundadoras do bloco.
Lu Anacleto, outra organizadora do Santinha, destaca que tudo isto contribui com a economia criativa do distrito, além de fomentar o turismo e o comércio local. “É uma alegria que se espalha e contamina a todos”, diz ela.
Confira a programação do Carnaval de Zoin:
Sábado (1/3)
Bloco Os Farofas
Concentração no Bar do Jamelão
A partir das 13h
Bloco Fiofó Uma Noite e Nada Mais
Concentração no Skina Bar
A partir das 13h
Bloco Boizinho (infantil)
Concentração no Naco
A partir das 14h
Domingo (2/3)
Bloco do Zé
Concentração no Bar Sabor e Prosa
A partir das 13h
Bloco das Piranhas
Concentração no Bar e Restaurante Brasileirinho
A partir das 14h

Segunda-feira (3/3)
Bloco Santinhas do Pau Oco
Concentração na esquina do Bar do Japa
A partir das 13h

Terça-feira (4/3)
Bloco Pinto Caipira
Concentração na Casa Áurea Lu (Rua 25 de dezembro)
A partir das 13h
Bloco Boizinho (infantil)
Concentração na Escola Geminiano
A partir das 14h
Quarta-feira (5/3)
Bloco Carnaolhos
Concentração na esquina do Bar da Edrix
A partir das 14h
Domingo pós-carnaval (9/3)
Inimigos do Fim
Ressaca com a banda Olhos Místicos no Bar da Edrix
A partir das 14h