O Ministério da Saúde reforçará, esta semana, as ações de controle de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela em quatro estados. As equipes de vigilância epidemiológica, segundo a pasta, vão prestar assistência à população e reorganizar os serviços de saúde junto aos governos locais.
Vitória (ES), Rio Branco (AC) e São José do Rio Preto (SP) recebem hoje a visita dos profissionais. Amanhã, será a vez de Foz do Iguaçu (PR). A ação é parte dos esforços do governo federal para prevenir a doença, que costuma ter mais casos registrados durante o verão.
Em janeiro, a ministra Nísia Trindade anunciou a instalação do Centro de Operações de Emergência (COE) para dengue e outras arboviroses para acompanhar a situação em todo o país.
A previsão do ministério é que, em 2025, haja aumento na incidência de casos em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná.
“Esses estados estão sendo monitorados ainda mais de perto, mas todas as unidades da Federação terão ampla assistência do governo federal”, garantiu a pasta em nota.
Até 9 de janeiro, o Ministério da Saúde contabilizava 16.299 casos prováveis de dengue no Brasil, com 16 óbitos em investigação. No DF, foram registradas 182 ocorrências da doença, sem mortes, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses.