A última semana do ano que termina e a primeira daquele que inicia costumam ser paradas. Pelo menos no que diz respeito à política. Normalmente, as casas legislativas aceleram as votações antes do Natal e as gestões municipais promovem entregas previamente ao período de festas.
Mas, se você realmente gosta de política ou precisa ficar atento às coisas que a envolve, preste atenção nas dicas que se seguem. Acredito que vai gostar. São podcasts que te fazem, de maneira leve, continuar vivendo a política, mesmo quando ela, em tese, nos deu descanso. Para quem viaja de carro, os podcasts são excelentes e parecem fazer o tempo passar mais rápido. Então, aí vão algumas opções:
– Collor vs. Collor: Produzido pela Rádio Novelo para o Globoplay, conta como uma briga familiar motivou o impeachment de Fernando Collor de Mello, o primeiro presidente eleito pelo voto direto após os 20 anos da ditadura militar de 1964. Para quem é de Brasília a emoção fica ainda maior quando aparecem nomes como do ex-senador Luiz Estêvão. A produção leva o brasiliense mais antigo a uma viagem no tempo e proporciona aos mais novos conhecer uma parte muito interessante da história recente da Capital do País.
– República das Milícias: Baseado no livro de mesmo nome, esse podcast mostra como o tráfico de drogas, jogo do bicho, milícias e política estão interligados no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Um dos crimes citados é o assassinato da vereadora Marielle Franco. O programa conta o envolvimento de policiais corruptos pode agravar ainda mais a situação da exploração a que a população está exposta, principalmente as comunidades mais pobres nas periferias das grandes metrópoles.
– Os atalhos do Poder: Esta reportagem do UOL Prime traz detalhes da vida do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). São cinco episódios que contam a história do homem que “remodelou a cena política nacional e a relação entre os Três Poderes”. O cargo ocupado por Lira estará em disputa no início de 2025, e ouvir essa história dá melhor dimensão do poder que tem a cadeira hoje ocupada por ele.
– Alexandre: A produção da Revista Piauí trata da vida do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. “Para muitos, ele salvou a democracia. Para outros, é o grande vilão”, é o que diz a repórter Thais Bilenky no início dos seis capítulos apresentados em áudio e que tão uma dimensão da importância de Xandão, indicado para a função pelo ex-presidente Michel Temer, adquiriu na Praça dos Três Poderes desde sua chegada ao Supremo.