Goiás liderou o crescimento econômico no Brasil, em setembro, com um aumento de 3,5%, mais de quatro vezes superior à média nacional, de 0,8%, na comparação mensal com agosto. O desempenho foi apurado pelo Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), indicador do Banco Central, e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
Em relação ao mesmo mês de 2023, Goiás também obteve resultados positivos, com um crescimento de 4,7% em setembro. No acumulado dos últimos 12 meses, o avanço foi de 3,8%, e, de janeiro a setembro deste ano, o estado registrou um crescimento de 2,4%.
O IBCR, que serve como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), avalia mensalmente a atividade econômica de Goiás, abrangendo setores como a indústria, comércio e serviços, e é utilizado para monitorar a evolução da economia.
“O crescimento é fruto de ações que promovem nosso desenvolvimento econômico”, afirmou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacando a importância dos investimentos estratégicos realizados no estado, que têm impulsionado setores em crescimento e fortalecido a economia local.