A atenção primária é a porta de entrada preferencial para o atendimento a pacientes na rede pública com sintomas como dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, mal-estar, fadiga, perda de apetite, náuseas e febre de 38 graus, além de manchas avermelhadas na pele. “Esses sinais são considerados leves. Por isso, a pessoa deve buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa”, orienta Sandra Araújo de França, coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde do DF.
Casos mais graves são encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O paciente pode ser transferido pela própria UBS, que assume a responsabilidade pelo encaminhamento, ou pode buscar uma das 13 UPAs do DF, caso apresente sintomas como dores intensas no abdômen, vômitos persistentes, sangramentos (no nariz, boca ou nas fezes), tonturas ou cansaço extremo.
A Secretaria de Saúde iniciou o envio de mensagens de texto para alertar os responsáveis sobre a vacinação em atraso de crianças e adolescentes. O serviço começou na última semana com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e prevenir a reintrodução de doenças graves no Distrito Federal. Até o final do ano, a SES-DF deve enviar alertas mensais sobre 21 tipos de imunizantes. Em novembro, aproximadamente 30 mil mensagens estão sendo enviadas por dia, totalizando mais de 400 mil até o fim do mês.