A paisagem ao longo da avenida Hélio Prates tem se transformado, isso acontece porque um projeto do Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou o plantio de 1.850 mudas ao longo do trecho entre o Pistão Norte e a Avenida Samdu, uma das principais avenidas comerciais da cidade.
O verde contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida local. “É essencial ter árvores para reduzir o calor, oferecer sombra e trazer mais harmonia para a cidade”, afirma Fátima Alves Matos, 64 anos, moradora de Taguatinga há mais de 15 anos. “Quando arrancaram as árvores, fiquei triste, mas com o novo plantio fiquei animada. Está ficando tudo muito bonito.”
O Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo mais de R$ 354 mil no paisagismo da região, por meio de uma empresa contratada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF (SODF). O contrato tem duração de nove meses – sendo três para o plantio e seis para a conservação. Para o administrador de Taguatinga, Renato Andrade dos Santos, a ação complementa as melhorias feitas na Avenida Hélio Prates. “Essa iniciativa traz uma nova estética para nossa cidade. É uma continuidade das grandes obras realizadas pelo governador Ibaneis na Hélio Prates, buscando dar uma visão mais integrada da obra completa”, explica.
Renato Andrade dos Santos enfatiza a relevância da arborização para o bem-estar da comunidade, especialmente diante das mudanças climáticas: “Trazer mais verde para a cidade é essencial”, ressalta o administrador regional. “Com a rede de parques e áreas verdes de Taguatinga, é natural que o paisagismo acompanhe as obras da região.”