Doze jovens que venceram o desafio Aprendizes da Matemática, do programa Aprendiz do Futuro, do Goiás Social, viajaram sábado (2) para um tour olímpico por Paris, na França, e Genebra e Lausanne, na Suíça. Todas as despesas pagas serão pagas pelo governo do estado.
Chefiada pela coordenadora do Goiás Social e primeira-dama Gracinha Caiado a comitiva vai visitar sede do Comitê Olímpico Internacional e será recebida na Organização Internacional do Trabalho (OIT) e na Missão Permanente do Brasil, em Genebra.
Na capital suíça, a primeira-dama terá uma reunião com a embaixadora Cecília Ishitani, representante da Delegação Permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) e apresentará os programas do Goiás Social e as ações do governo de Goiás para combater a pobreza.
“Um dos principais objetivos do Aprendiz do Futuro é abrir portas para os jovens. Premiar os mais bem colocados no torneio com esse intercâmbio cultural, tenho certeza de que será uma experiência única e muito enriquecedora para todos eles”, disse Gracinha Caiado.
Ela ressaltou a importância da reunião com a embaixadora do Brasil na ONU. “Ao levar a experiência positiva do Goiás Social para importantes lideranças do Brasil e do mundo, temos a oportunidade de abrir novas portas ao mostrar que o nosso estado tem avançado no desenvolvimento social de forma sustentável, com foco na educação”.
Também integram a comitiva o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; a diretora de Unidades Socioassistenciais da Organização das Voluntárias de Goiás, Roberta Wendorf; a subsecretária de Execução de Política Social, Silvana Cruz Fuini; e o superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, Ricardo Costa Gonçalves.
Saiba +
Lançado em 2021, o Aprendiz de Futuro já atendeu mais de 12 mil estudantes. Os inscritos, de 14 e 15 anos, recebem salário de R$ 663, férias, 13º salário, vale-alimentação, seguro de vida e vale-transporte. A competição Aprendizes da Matemática contou com 1,2 mil inscritos. Os finalistas foram selecionados após duas edições de aulões em parceria com o Sesc/Senac e provas escritas. Os 30 que alcançaram as melhores notas foram premiados com smartphones e fones de ouvido.