O fotógrafo e expedicionário brasiliense João Paulo Barbosa promove, sexta-feira (25), a partir das 17h, na varanda do restaurante Santé Lago, uma oficina sobre fotografia. A programação é gratuita. As fotos ficarão expostas no espaço até o dia 27 deste mês.
Logo após a oficina, João Paulo acompanhará o grupo que comparecer ao encontro numa caminhada na Ponte JK. No retorno ao Santé Lago, a partir das 19h, haverá uma roda de conversa sobre a arte da fotografia, seguida de projeção do documentário “Volta ao Mundo em 80 Paisagens”. O encerramento está previsto para as 21h.
Bússola – A época da floração dos ipês é marcante para os brasilienses, quase como as cerejeiras para os japoneses. A exposição Ipês de BSB e Árvores do Cerrado mostra, por meio de fotografias, a devoção do fotógrafo pelas árvores, representadas por ipês e outras espécies que habitam o Cerrado, que é o lugar de origem do fotógrafo.
Barbosa, que também é escritor e bacharel em História, conta que cresceu em Brasília, numa casa com um quintal cheio de árvores. Aos 17 anos, viajou para o Parque Nacional Los Alerces, na Patagônia, para prestar homenagem às árvores mais longevas da América do Sul, que têm cerca de 2.700 anos. Desde então, as árvores, bem como as montanhas, ilhas e geleiras tornaram-se definitivamente parte da sua bússola viajante.
“Hoje, tenho 50 anos. E ao longo da vida visitei e toquei, por exemplo, a árvore do Buda, na Índia, sequóias da Califórnia, baobás da Tanzânia, miniflorestas da Islândia e fósseis de troncos datados em 60 milhões de anos, quando a longínqua Antártica era toda coberta de verde”.
Serviço:
Exposição fotográfica de 23 a 27 de outubro
Local: Santé Lago – SCS Trecho 2, orla JK
Programação livre, aberta e gratuita
Destaque: 25/10 com a presença do fotógrafo