No Distrito Federal, a circulação de dinheiro em espécie nos ônibus foi descontinuada em 1º de julho, mas a modernização do transporte público tem avançado com a tecnologia. Nesta segunda-feira (30), o Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo nessa direção, firmando um acordo entre o Banco de Brasília (BRB) e a operadora Visa para o desenvolvimento de um aplicativo que integrará diferentes modos de transporte.
- Advertisement -
Batizado de Mobilidade Collab, o projeto criará uma plataforma que permitirá a combinação de serviços como ônibus, metrô, transporte por aplicativo, táxis, bicicletas, estacionamento e pedágios, visando proporcionar uma experiência mais completa para os usuários.
Os usuários poderão escolher entre vários meios de transporte e personalizar suas rotas conforme suas necessidades, utilizando geolocalização. Essa funcionalidade promete tornar os deslocamentos mais rápidos e eficientes, além de simplificar o uso de pagamentos digitais no transporte público. O investimento no projeto será de aproximadamente R$ 15 milhões e o acordo terá validade de dois anos.
Durante a assinatura da parceria, o governador Ibaneis Rocha destacou as melhorias na mobilidade desde 2019, quando a gestão da bilhetagem foi transferida do DFTrans para o BRB. Ele também mencionou a renovação da frota e a expansão das linhas de metrô.
“Estamos promovendo uma transformação na mobilidade. Evoluímos bastante em tecnologia e formas de pagamento, e com essa parceria entre a Visa e o BRB, queremos incorporar novas inovações no transporte público”, afirmou o governador. “Sabemos que os grandes modais precisam de melhorias. Estamos avançando com a expansão do metrô na Samambaia e planejando a licitação para a ampliação em Ceilândia, trazendo mais população para um sistema seguro e aumentando a capacidade de nossos trens”, acrescentou.
O evento foi realizado na sede do BRB Lab, no Parque Tecnológico (Biotic), onde todo o desenvolvimento do projeto ocorrerá. O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, lembrou que o DF já possui um sistema que aceita diversos tipos de cartões, incluindo débito, crédito, mobilidade e até criptomoedas. O próximo passo é integrar ainda mais os meios de transporte.