O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Sociedade Transportes Coletivos Brasília (TCB), lançou uma significativa iniciativa para modernizar o transporte escolar, apresentando 115 novos ônibus na quarta-feira (18). Com um investimento de R$ 55 milhões, os veículos beneficiarão mais de 60 mil alunos da rede pública de ensino, oferecendo transporte acessível, climatizado, confortável e seguro.
Na cerimônia de entrega, realizada na Praça do Buriti, o governador Ibaneis Rocha enfatizou a relevância da renovação da frota para garantir a qualidade do transporte escolar no DF. “Atualmente, temos cerca de 900 ônibus que transportam as crianças para as escolas. O nosso projeto inclui a construção de mais escolas e creches próximas às crianças, eliminando a necessidade de transporte. Enquanto isso, queremos que os alunos sejam transportados com segurança e qualidade”, afirmou o governador.
Os novos ônibus têm capacidade para 38 pessoas e são equipados com ar-condicionado e sistema de acessibilidade. Eles serão distribuídos por todas as regiões do DF, com foco em áreas mais remotas e de difícil acesso. Essa aquisição se soma à frota existente de aproximadamente 900 ônibus, dos quais cerca de 50% são novos, assegurando a qualidade do serviço.
“Estou muito satisfeita com essa entrega, pois nossas crianças merecem um transporte seguro. Já vivemos tempos em que os ônibus estavam em condições precárias. Agora, estamos oferecendo uma frota nova para toda a comunidade escolar, que começará a operar na próxima semana”, destacou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
Thiago Nascimento, diretor técnico da TCB, ressaltou que a iniciativa abrange todas as regiões administrativas do DF, tanto urbanas quanto rurais, afirmando: “Somos a capital do país com o maior número de veículos escolares novos, zero quilômetros”.
Nos últimos dois anos, o investimento total no transporte escolar ultrapassou R$ 200 milhões, refletindo o compromisso do GDF com a melhoria das condições de deslocamento dos alunos da rede pública. Além da renovação da frota, a TCB também adquiriu dez novos veículos para fiscalização do serviço, garantindo pontualidade e controle de qualidade nas viagens.
“Renovar a frota significa que o empresário acredita que o serviço está sendo bem prestado e merece continuidade”, concluiu Ibaneis Rocha.
O motorista Diógenes Lourenço, de 57 anos, recebeu as chaves do novo ônibus das mãos do governador. Para ele, a segurança é a prioridade no transporte escolar: “O veículo novo é mais seguro e eficaz, especialmente para quem enfrenta o trânsito diariamente. Os alunos e suas famílias estão muito gratos por essa nova aquisição, e os pais se sentem mais tranquilos ao ver tudo novinho”.