Ana Júlia Pinheiro (*)
Os participantes do 13º Fórum Mundial da Bicicleta (FMB13), realizado em Brasília na primeira semana de setembro pela Organização Não-Governamental Rodas da Paz, escolheram Montreal, no Canadá, para ser a próxima sede do evento. A data do futuro Fórum Mundial de Bicicleta ainda será anunciada pela associação de cicloativismo canadense Rebicycle-TAC, responsável pela organização do FMB 14 em 2025.
A assembleia para a eleição da nova cidade sede aconteceu no encerramento do “Salve o Planeta, Pedale – 13º Fórum Mundial da Bicicleta e 11º Bicicultura”, no domingo (8), no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET-UnB). Para votar na assembleia de escolha do local bastava estar inscrito no “Salve o Planeta, Pedale”.
O evento teve cinco dias de programação, de 4 a 8 de setembro, com palestras, oficinas, atrações artísticas, debates, exposições, passeios de bicicleta diários, feira e um espaço dedicado ao público infantil, o Biciculturinha.
Os participantes também elegeram Fortaleza (CE) como a cidade do Bicicultura em 2026, acatando a proposta apresentada pela organização de cicloativismo Ciclovida. No próximo ano, o evento será em Niterói (RJ), sob a organização da Associação de Ciclistas do Rio de Janeiro (ACERJ).
Todas das tribos
Rodas da Paz é a primeira instituição de cicloativismo a realizar o encontro mundial e o nacional de forma simultânea. A organização disputou o direito de Brasília sediar o FMB13 durante o Fórum Mundial da Bicicleta em Bogotá, na Colômbia, em 2022.
O primeiro Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo – aconteceu em 2008 também em Brasília, por iniciativa da Rodas da Paz, que trouxe o evento de volta após participar da edição do Bicicultura 2023 em Belém (PA).
O público que circulou durante os cinco dias no CET-UnB e participou da cerimônia de abertura no Cine Brasília era formado por cicloativistas, cicloviajantes, ciclistas profissionais e amadores, grupos de pedal, cicloturistas e especialistas no tema Ciclomobilidade e Emergência Climática, que é o tema do “Salve o Planeta, Pedale”.
Saiba +
O Fórum Mundial da Bicicleta (FMB) teve origem no Brasil, em Porto Alegre (RS), em 2012. Na capital gaúcha aconteceu também a segunda edição do FMB e em seguida o evento passou por Curitiba (PR). Percorreu o Chile, México, Colômbia, e volta ao Brasil pela quarta vez – em Brasília (DF).
(*) Especial para o Brasília Capital