Nesta semana, os projetos de desenvolvimento urbano, de melhoria das condições climáticas e de preservação do bioma promovidos pelo Governo do Distrito Federal ganharão um novo aliado. Na próxima quarta-feira (11), o Instituto de Pesquisa e Estatísticas do Distrito Federal (IPEDF), em colaboração com as secretarias de Economia e Meio Ambiente, lançará a Calculadora Verde. O evento ocorrerá às 9h no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), como parte da programação da Semana do Cerrado.
- Advertisement -
A Calculadora Verde permitirá ao Executivo monitorar os níveis de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nas ações governamentais. “Queremos integrar e coordenar as políticas públicas para que as ações dos diferentes órgãos contribuam para o compromisso do GDF no combate às mudanças climáticas em todo o DF”, afirma o diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino.
Werner Vieira, diretor de Estudos e Políticas Ambientais e Territoriais (Depat) do instituto, detalha que a ferramenta oferece um método para estimar as emissões de GEE nos setores de mobilidade, transporte, uso do solo, consumo energético e produção de resíduos. “Acreditamos que a Calculadora Verde será crucial para reduzir a poluição atmosférica e melhorar a qualidade de vida na cidade”, diz ele.
Otávio Veríssimo, secretário-executivo de Planejamento da Secretaria de Economia, ressalta que, a médio e longo prazo, a ferramenta ajudará o Distrito Federal a acessar o mercado de créditos de carbono. “Não é apenas uma questão ambiental. O Distrito Federal deseja liderar a economia verde. A Calculadora Verde é o primeiro passo de um programa com três objetivos claros: reduzir as emissões de gases de efeito estufa, preservar o Cerrado e explorar novas fontes de receita para os cofres do GDF”, conclui.