Após a reconstrução do pavimento asfáltico do Pistão Sul em Taguatinga, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio das equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), está finalizando o acabamento e a sinalização da avenida. Essa via faz parte da Estrada Parque Contorno (EPCT/DF-001) e conecta o centro de Taguatinga à Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e à Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB).
A sinalização também inclui a ciclovia, que se liga à ciclofaixa da EPTG, próxima ao viaduto de Taguatinga. Foram investidos R$ 1,7 milhão na ciclovia e, no total, o GDF destinou R$ 43 milhões para a reforma do Pistão Sul, que possui 5,2 km em cada sentido. Mais de 60 mil pessoas serão diretamente beneficiadas com a obra.
Ilton Sacerdote, servidor aposentado de 68 anos, que vive em Taguatinga há 45 anos, elogia o trabalho. “A via ficou fantástica. Estávamos precisando de um calçadão com ciclovia para caminhadas e bicicletas. Chegou em boa hora e já estou aproveitando.”
Para a estudante Luana Tomaz, de 19 anos, que passa pelo local diariamente, a sinalização é crucial devido à movimentação intensa da região. “Sempre há muitas pessoas idosas caminhando aqui, então é muito importante ter um caminho mais seguro e eficiente. Acredito que todos estão bastante satisfeitos.”
O engenheiro civil do DER, Mozer de Castro, informa que cerca de 20 pessoas estão trabalhando na sinalização do trecho, com o auxílio de dois caminhões especializados em sinalização vertical e horizontal. “Estamos incluindo trechos com proteção de guard rails. A sinalização melhora a segurança viária, organiza o trânsito e ajuda a prevenir acidentes e colisões,” ressalta.