Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

colaboradores, Geral

Na internet, tal qual na política, não há vácuo

  • Júlio Pontes
  • 08/09/2024
  • 17:00

Compartilhe:

Foto: reprodução

O Twitter, que recentemente virou X, se modernizou ao longo dos anos. E não somente no nome. A rede social deixou de ser um microblog para se tornar a “Segunda Tela” oficial dos internautas. A plataforma permitia que os usuários interagissem em tempo real com conteúdo de mídia enquanto assistiam a programas de TV, eventos ao vivo ou filmes.

Através de tweets, hashtags e discussões ao vivo, o Twitter (X) criava um ambiente interativo onde os espectadores compartilhavam suas opiniões, reagiam a eventos e participavam de conversas em tempo real. Isso não só enriquecia a experiência de assistir, mas também amplificava o engajamento com o conteúdo.

Por exemplo: quando você assiste um jogo de futebol e quer saber a opinião de outros torcedores sobre determinado lance, o Twitter (X) te proporcionava isso. Usuários de todos os lugares estavam ali para comentar exatamente o que você procurava.

Talvez você não esteja entendendo porque os tempos verbais até aqui estão conjugados no pretérito. E se isso não causou estranheza, provavelmente o caro leitor sabe que o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes suspendeu as atividades da rede social X, após mais um embate público com o dono da plataforma, Elon Musk.

Apesar de uma parte do eleitorado insistir na tese de que Xandão censurou a comunicação e que o Brasil caminha para uma ditadura, é importante lembrar que o magistrado segue o mesmo roteiro de dois anos atrás, quando bloqueou o Telegram (de mensagens instantâneas).

Em ambos os casos, o STF entendeu que as redes estavam desrespeitando normas estabelecidas pela Legislação brasileira, além de não cooperarem com os órgãos judiciais, que aplicavam medidas e cobravam esclarecimentos, sem obter êxito. Ou seja, o contrário do que prevê uma ditadura.

Certo ou errado, Moraes mudou a vida de muitos usuários e também de colegas jornalistas, que emitiam no Twitter suas opiniões e publicavam ali suas matérias.

Mas, como se sabe, não há vácuo no poder. Esses usuários que reclamavam dos árbitros de futebol em tempo real vão migrar para outras plataformas. E posso citar algumas delas aqui.

Os aplicativos BlueSky, Koo e Gethr se assemelham ao Twitter e tentam há anos tomar o espaço do X. Já o Threads, que nada mais é que o Twitter da Meta (dona do Instagram e do Facebook), busca há um ano desbancar a rede de Elon Musk. Até aqui, nenhum desses aplicativos teve sucesso. Mas, com o empurrãozinho do Xandão, pode ser que, enfim, consigam a relevância que almejam.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Júlio Pontes

Júlio Pontes

Colunas

Orlando Pontes

Galípolo almoçou com Vorcaro antes da falência do Banco Master

Caroline Romeiro

Carnaval com saúde

José Matos

Umbanda: Religião brasileira e cristã – I

Júlio Miragaya

GRES Unidos da Papuda?

Tersandro Vilela

Amor em tempos de algoritmos

Júlio Pontes

Penduricalhos roubam engajamento de presidenciáveis

Últimas Notícias

PMDF alerta foliões com dicas para evitar roubo de celular no carnaval  

16 de fevereiro de 2026

GRES Unidos da Papuda?

16 de fevereiro de 2026

Lula mira novos mercados na Ásia com agendas na Índia e Coreia do Sul

16 de fevereiro de 2026

Sapucaí: Imperatriz e Mangueira largam na frente no Grupo Especial

16 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.