Com a chegada do inverno nesta quinta-feira (20), o Ministério da Saúde destaca a importância da vacinação contra a gripe para proteger os moradores do Distrito Federal. Com o início da estação, as temperaturas começam a cair, favorecendo o aumento de doenças respiratórias como a gripe e até a Covid-19.
Em maio, o Ministério recomendou a vacinação contra a influenza para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A campanha foi antecipada devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Até agora, mais de 477 mil doses foram aplicadas no DF. Em 2023, 59,03% do público-alvo foi vacinado na região.
O ministério ressalta a necessidade de que todos se imunizem, especialmente aqueles pertencentes ao público-alvo da vacina. Este grupo inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e pessoas em situação de rua. Crianças que receberão o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
A campanha de vacinação contra a gripe em 2024 começou mais cedo nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com as vacinas sendo distribuídas para as Unidades Federadas e seus respectivos municípios no início de março, focando nos grupos prioritários. Vale lembrar que a Região Norte do país iniciou a vacinação contra a gripe em novembro do ano passado, tornando-se pioneira nessa antecipação, e, por isso, não está incluída nesta etapa da campanha.