Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil, colaboradores, Cultura

Hiromi Nagakura e Ailton Krenak no CCBB

  • Redação
  • 11/06/2024
  • 14:23

Compartilhe:

Foto: Hiromi Nagakura

Márcia Turcato

Abre ao público nesta terça-feira (11), no CCBB Brasília, a exposição fotográfica “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”. As fotos são do próprio Nagakura e a curadoria é do escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras Ailton Krenak, com curadoria-adjunta de Ângela Pappiani, Eliza Otsuka e Priscyla Gomes.

A mostra apresenta 120 fotografias do premiado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, feitas em viagens com Krenak, principalmente pelo território amazônico, entre 1993 e 1998, além de objetos dos povos visitados e recursos de mediação e acessibilidade, como audiodescrições, objetos para manipulação do público, pranchas táteis e videolibras.

Segundo Krenak, a exposição traz algumas das belas imagens das viagens às aldeias e comunidades na Amazônia brasileira. “Momentos de intimidade e contentamento entre amigos para sempre inspiraram esta mostra fotográfica mediada por encontros com algumas das pessoas queridas que nos receberam em suas cozinhas e canoas, suas praias de rios e nas aldeias Ashaninka, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin e comunidades ribeirinhas no rio Juruá e região do lavrado em Roraima”, destaca o curador.

Foto: Hiromi Nagakura

As viagens passaram pelos estados do Acre, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo e Amazonas. Nos dias 12, 13, 14, 15 e 16 de junho será realizada uma série de eventos que discutem a cultura das etnias indígenas e o lugar de fala dos povos, sendo que no dia 12, às 19h, haverá uma palestra com Ailton Krenak. O ingresso para participar das atividades será disponibilizado no dia anterior a cada evento, a partir das 12h, no site ingressos.ccbb.com.br ou na bilheteria física.

A exposição – A exposição está dividida nos dois andares da Galeria 1. Logo na entrada, o visitante será recebido por cantos tradicionais das etnias representadas na exposição e visitadas por Nagakura e Krenak, com imagens que remetem à floresta e ao cerrado. Registros da vida nas aldeias, interação entre os membros das comunidades, rituais e costumes, levam a uma imersão nos povos da floresta, Huni Kuin, Yawanawá, Ashaninka e Yanomami.

Objetos de uso típico ou ritual poderão ser manuseados pelo público e terão audiodescrição. Os povos do cerrado, Krikati, Gavião e Xavante também foram fotografados e terão um espaço dedicado a eles e, em especial, às crianças.

A mostra conta ainda com registros em vídeos, que apresentam o trabalho de Nagakura em viagens por outros continentes, cenários de conflitos mundiais e rituais e celebrações típicas de povos ao redor do mundo, e outro, intitulado “Conversa na Rede”, produzido pelo Ciclo Selvagem, que apresenta um encontro entre Nagakura e Ailton, que juntos recontam trechos da viagem e aprofundam suas conversas sobre a floresta, a fotografia e o mundo.

O artista – Hiromi Nagakura nasceu em 1952, em Kushiro, ao norte da ilha de Hokkaido, no Japão. Desde criança, amou gente e natureza, interessado em pessoas e culturas de outros lugares do mundo. Foi então que sentiu a necessidade de documentar seus encontros e começou a praticar e se aperfeiçoar nas técnicas da fotografia.

Em 1979, com 27 anos, tornou-se fotojornalista independente, caminho que o levou a conhecer a África do Sul, Zimbábue, União Soviética, Afeganistão, Turquia, Líbano, El Salvador, Bolívia, Peru, Brasil, Indonésia, México, Groenlândia e vários outros países, em todos os continentes. Realizou centenas de viagens e exposições, publicou dezenas de livros, foi personagem de inúmeros documentários, escreveu reportagens, ministrou oficinas e palestras e recebeu dezenas de prêmios.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

Novo Marco de Sistemas Alimentares e Clima

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

Faixas elevadas podem virar regra em escolas e postos de saúde

5 de dezembro de 2025
Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. Foto: Reprodução

Daniel Vilela, vice de Caiado, lidera pesquisa para o Governo de Goiás

5 de dezembro de 2025

STJ mantém monitoramento no presídio de Planaltina

5 de dezembro de 2025

De olho em você

5 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.