Em meio à guerra entre Israel contra o Hamas na faixa de Gaza, a Espanha, Irlanda e Noruega talvez tenham dado o mais duro golpe contra Israel desde que o conflito teve início. Os três países declararam na terça-feira (21), a Palestina como Estado independente.
A informação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores da Noruega, Espen Barth Eide, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e o primeiro-ministro da Irlanda, Simon Harris.
Desde o início do conflito os governos dos três países têm feito oposição ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e as suas ações militares que já transformaram Gaza em um deserto e a população que está sobrevivendo aos ataques, obrigada a viver sem saneamento básico, sem energia e sem alimentos.
Embaixadores – A primeira reação de Israel foi retirar os seus embaixadores dos respectivos países. Com o reconhecimento da Palestina por mais três países europeus, chega a 128 o número de países que reconhecem o Estado Palestino na Organização das Nações Unidas (ONU).