A família de José Carlos Vidal, presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB) de 1996 a 1998, no governo Cristovam Buarque, e assessor do falecido presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, participa nesta quarta-feira (20), às 18h, no auditório do estádio Mané Garrincha (entrada pelo portão K), da solenidade de doação à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) do valor recebido por ele como reparação pelos anos em que ficou preso pela ditadura militar de 1964.
Vidal morreu em 25 de março de 2019. Ele foi um militante revolucionário. Resistiu e enfrentou a ditadura no Brasil. Foi preso e torturado por um longo período. Depois, se auto exilou. Mesmo fora do País, participou ativamente da luta pela anistia. Quando retornou, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Pouco antes de sua morte, declarou aos familiares que o dinheiro que recebesse do Estado brasileiro como reparação pelo tempo que ficou preso e pelas torturas que sofrera deveria ser doado à ENFF.
Saiba+
A Escola Nacional Florestan Fernandes, localizada em Guararema, no interior de São Paulo, foi inaugurada em 23 de janeiro de 2005. Foi construída pela classe trabalhadora para a formação política de organizações populares de todo o mundo. O nome é uma homenagem ao sociólogo e político brasileiro Florestan Fernandes, Lá, estudam militantes, dirigentes e quadros de organizações populares que lutam pela construção de mudanças sociais em vários países.
No currículo, estão o estudo aprofundado de clássicos da teoria política nacional e internacional. Com cursos duram de uma semana a três meses e as aulas são dadas por professores e intelectuais voluntários. AENFF também oferece formações com foco em diversos temas, como questão agrária, marxismo e feminismo e diversidade.
Construída por mais de 1 mil Sem Terra, a ENFF e mantida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com apoio de outros movimentos. A escola também realiza convênios com instituições formais de ensino superior para permitir que militantes do campo e da cidade possam se ter um diploma de graduação e de pós-graduação. Entre elas, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).