A penúltima rodada do Brasileirão foi marcada por despedidas e pela vitória que provavelmente garantiu o título ao Palmeiras. Jogando em casa, o time paulista não deu chances aos rivais que torciam por um tropeço: 1×0 sobre os reservas do Fluminense. Com 69 pontos, o Verdão precisa apenas de um empate diante do Cruzeiro para soltar o grito de campeão.
No Maracanã, o Flamengo bateu o Cuiabá por 2×1. O jogo, repleto de homenagens, marcou o adeus de Filipe Luís dos gramados e a saída de Rodrigo Caio — ele ainda não anunciou onde jogará em 2024. Juntos, o lateral e o zagueiro conquistaram 11 títulos pelo Rubro-Negro, entre os quais duas Libertadores.
Quem também viveu fortes emoções foi o torcedor do Grêmio, que viu pela última vez Luis Suárez balançar as redes em Porto Alegre. Foi dele o único gol que garantiu os três pontos contra o Vasco e manteve os gaúchos na briga pela vaga direta na Libertadores. Antes favorito ao título, o Botafogo ficou só no empate com o Cruzeiro, que eliminou qualquer risco de rebaixamento. Ao Glorioso, resta vencer na quarta-feira (6), o que não ocorre há dez partidas, para figurar no G-4.
O Bragantino derrotou o rebaixado Coritiba por 1×0 e carimbou o passaporte para a fase preliminar da Libertadores. Mesmo placar da vitória do Fortaleza em cima do também rebaixado Goiás. Na luta para escapar da Série B, o Bahia se complicou ao perder de virada para o América-MG (3×2). Já o Santos, que ainda tenta a permanência na elite nacional, tomou 3×0 do Athletico Paranaense.
Vice-líder com 66 pontos e com remota chance de título, o Galo sofreu, mas passou pelo São Paulo: 2×1. Um dos ídolos do clube, o zagueiro Réver, campeão da América em 2013, foi homenageado após anunciar a aposentadoria do futebol. Outro que pendurou as chuteiras foi Fábio Santos, multicampeão pelo Corinthians. O lateral encerrou a carreira como atleta, aos 38 anos, na derrota para o Internacional.