No Brasil, qualquer pessoa pode comprar suplementos alimentares na farmácia, na prateleira dos supermercados ou nas plataformas de venda na Internet. No dia 23 de novembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a determinação de apreensão e a proibição da fabricação, distribuição, comercialização e propaganda dos suplementos alimentares falsificados COQ-10 200mg, Krill Vit, ÔMEGA 3 – EPA DHA, Omegafor Vision, marca Vitafor.
A empresa fabricante dos produtos originais comunicou à Anvisa a falsificação de seus produtos e disponibilizou imagens com as diferenças entre os originais e falsificados. É muito importante que o consumidor esteja atento a esse tipo de fraude, e faça as denúncias cabíveis.
Outra situação importante é que as plataformas de venda precisam ser responsabilizadas por estarem vendendo produtos falsificados. Isso representa um risco à saúde pública, pois não há garantia do que está sendo consumido.
Pode ser que os produtos simplesmente não façam efeito, mas pode acontecer de apresentarem substâncias tóxicas e levarem a sérios riscos à saúde de quem fizer uso.
Lembro que o nutricionista é o profissional de saúde capacitado para a prescrição adequada de suplementos, quando necessário, e ele pode te auxiliar na indicação de locais seguros para a aquisição.
Se você adquiriu um produto e está em dúvida se é falsificado ou não, entre em contato com a fabricante do produto original, pelo e-mail
A Anvisa solicita aos serviços de saúde que, caso identifiquem unidades com essas características de falsificação, não utilizem os produtos e comuniquem o fato à Agência, pelos Canais de Atendimento e pelo site, ou às Vigilâncias Sanitárias (Visas) locais, por meio dos canais disponíveis para consulta no portal da Anvisa