Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Agronegócio, Brasil, Cidades, Geral

Cirurgião, Roland Montenegro Costa, morre em acidente aéreo com 11 amigos que iam pescar no Rio Negro

  • Redação
  • 18/09/2023
  • 23:24

Compartilhe:

Roland Montenegro\Divulgação

O médico Roland Montenegro Costa  é uma das vítimas da queda do avião Bandeirantes  na Floresta Amazônica, na tarde do sábado, quando o avião tentou aterrizar na pista da cidade de Barcelos e não conseguiu parar no fim da pista. Chovia muito na hora da tragédia. 

O Dr. Roland estava fazendo uma das duas coisas que mais gostava de fazer: “Pescar e operar são as duas atividades que mais gosto”, costumava dizer o cirurgião, que mesmo depois de aposentado, quando era chamado a operar pacientes com problemas de pâncreas, fígado e estômago sempre se apresentava. Conhecido mundialmente, já que fez cursos na Alemanha e EUA, além de ministrar aulas e palestras sobre a técnica que ele desenvolveu para operar o aparelho digestório quando este apresentava tumores, em todos os cantos do mundo, Roland é lembrado por companheiros de profissão, estudantes e pacientes como uma pessoa generosa que sempre encorajava todos que tinham estes problemas a fazerem todos os tratamentos necessários para continuarem a viver.

Roland morreu com outras 13 pessoas, sendo dois tripulantes, piloto e copiloto e outros 11 turistas pescadores que costumavam ir para está pescaria que acontece há 25 anos e nunca havia registrado acidentes. Roland deixa a mulher e quatro filhos. Ele tinha 70 anos.

Pesca esportiva– A pesca esportiva de Tucunarés é  uma tradição nesta época em Barcelos. Ela é realizada com molinete. O pescador devolve o peixe para o Rio Negro depois de medi-lo. Quem pescar o maior peixe em tamanho da ponta da cabeça ao rabo é o vencedor da pescaria, por isso é chamada de esportiva e não tem uma premiação quando é praticada na natureza. ” Todos vamos pela diversão. E pela preservação da natureza e das espécies. Não há uma competição. É um esporte saudável e que não machuca o peixe. Tudo é fiscalizado pelos órgãos de meio ambiente”, afirma administrador de empresas e pescador, Rogério Arantes que não conhecia as vítimas do acidente de Manaus. “Realmente uma tragédia. Fico triste por eles, por suas famílias e pela fatalidade de acontecer em um momento em que todos estavam buscando a alegria, o lazer e a confraternização como sempre acontece nesses encontros. Eu só conhecia de nome, o doutor Roland”, disse Rogério. No avião haviam empresários de Minas Gerais, Goiás, Anápolis e o médico maranhense que morava e trabalhava no Distrito Federal. A lista das vítimas foi divulgada segunda (18) logo após o IML de Manaus identificar todos os ocupantes da aeronave.

Preliminarmente os peritos acreditam que o acidente foi causado por causa da forte tempestade que caia sobre a cidade de Barcelos no momento do pouso do avião que não conseguiu parar no final da pista e chocou-se contra as árvores da floresta. Os corpos dos 14 homens foram transportados em um avião da Força Aérea Brasileira para o IML de Manaus para serem reconhecidos e já estão sendo encaminhados para cada uma das cidades onde moravam, para os velórios.

 A lista oficial das vítimas é:

Euri Paulo dos Santos,

  • Fábio Campos Assis
  • Fábio Ribeiro
  • Gilcresio Salvador Medeiros
  • Guilherme Boaventura Rabelo
  • Hamilton Alves Reis
  • Heudes Freitas
  • Luiz Carlos Cavalcante Garcia
  • Marcos de Castro Zica
  • Renato Souza Assis
  • Roland Montenegro Costa
  • Witter Ferreira de Faria

Tripulantes

  • Leandro Souza – piloto
  • Fernando Galvão – copiloto

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

6 de dezembro de 2025

Concluída duplicação da BR-050 até Delta-MG

6 de dezembro de 2025

Josafá Santana lança “Animal Poético”

6 de dezembro de 2025

O alerta global que o Brasil não pode ignorar

5 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.