De acordo com a revista Veja desta semana, que foi antecipada para chegar às bancas nesta sexta-feira (24/10), o doleiro Alberto Youssef – acusado de chefiar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou R$ 10 bilhões – disse à Polícia Federal que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente Dilma Rousseff (PT) tinham total conhecimento do suposto esquema de corrupção na Petrobras. A presidente é candidata à reeleição, com votação marcada para este domingo (26/10).
Trecho da reportagem, divulgado no site da publicação nesta quinta (23/10), afirma que o delegado responsável por colher o depoimento do doleiro o questionou sobre o nível de comprometimento de autoridades no caso, e Yousseff respondeu “o Planalto sabia de tudo”. Ao ser perguntado sobre “quem no Planalto” sabia de tudo, o doleiro, ainda de acordo com a revista, disse “Lula e Dilma”.
As investigações do esquema já revelaram que, segundo o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, políticos do PT, PMDB e PP recebiam propina de construtoras em contratos superfaturados.
Independentemente do resultado da eleição, Alberto Yousseff deve ser ouvido em breve na CPI mista da Petrobras. O juiz federal Sérgio Moro, relator dos processos que dizem respeito à Operação Lava Jato, determinou o comparecimento do doleiro à comissão na próxima quarta-feira (29/10).