Como me liberto da vaidade e orgulho? Com gratidão. Sempre que a ideia de vaidade ou orgulho vier, contraponha com gratidão. Orgulho da riqueza? gratidão. Orgulho do diploma? gratidão. Orgulho da família? gratidão, ou você será alcançado pelos remédios amargos da vida. O orgulho atrai a humilhação dos outros, da vida ou do próprio corpo.
Como me liberto da antipatia? conhecendo a história do antipatizado e descobrindo suas qualidades. Como me liberto da mágoa? conhecendo-se, sabendo que erra e que também tem defeitos. A mágoa atrai o remédio para correção que é o afastamento dos outros. Como me liberto do egoísmo? observando-se durante algum tempo e percebendo quanto recebe de graça dos outros e da vida. O egoísmo atrai o remédio pra correção que é o isolamento, desprezo e indiferença dos outros.
Como me liberto da má vontade, preguiça e pessimismo? Sabendo que é um filho de Deus em missão de aprendizagem e realizações na Terra e aceitando que não nasceu por acaso, mas por uma causa. Como me liberto do apego e ciúme? Sabendo que as pessoas são livres e não coisas que lhe pertencem. Como me liberto da vontade de pegar o alheio? Se colocando no lugar deles. Você gostaria de ser roubado? Como me liberto da carência afetiva? Amando, sem esperar retribuição. Os carentes se apegam à coisas.
Como me liberto da falta de fé? pelo conhecimento espiritual, aprendendo a confiar em si, estudando as relações entre os seres vivos e a natureza, observando os acontecimentos até enxergar a mão invisível nos acontecimentos. Caridade consigo, com o próximo, crescimento, dignidade, fé ou confiança pra viver e dirigir-se ao Criador. Como me liberto da tristeza? sendo útil, digno, solidário, realizando-se e evoluindo. Todos nós viemos com um propósito. Descubra-o e viva! José Matos – DF