Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Sem categoria

Dilma diz que país vive um clima de \’golpe democrático à paraguaia\’

  • Redação
  • 09/10/2015
  • 07:51

Compartilhe:

\"08102015_IGV1062-Editar\"

Indice
Cunha afirma ser alvo de execração pública e que não renuncia ao cargoDilma pede unidade na equipe e atuação junto às bancadas no LegislativoApós decisão do TCU, Dilma tem 1ª reunião com os 31 ministros

Na primeira reunião ministerial com sua nova equipe, a presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta (8) que está em curso no país um \”golpe democrático à paraguaia\”, mas fez questão de destacar, logo em seguida, que o Brasil não é o Paraguai.

O comentário foi feito no encerramento da reunião, fechada à imprensa, realizada na semana em que o governo sofreu duas derrotas em tribunais que podem pôr em risco o segundo mandato de Dilma. Num gesto com os dedos, ela indicou que a expressão \”golpe democrático\”, deveria ser entendida entre aspas, como uma ironia.

Nos últimos dias, o TCU (Tribunal de Contas da União) rejeitou as contas da presidente em 2014 e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) abriu investigação sobre supostas irregularidades na campanha presidencial de Dilma Rousseff.

Segundo relato feito à Folha por três ministros, ao finalizar a reunião ministerial, Dilma procurou demonstrar que não se abateu com as últimas derrotas e fez o comentário de que está em movimento no país um \”golpe democrático\” à paraguaia.

Em seguida, elevando o tom de sua fala final, a presidente afirmou: \”Só que o Brasil não é o Paraguai, temos instituições fortes\”.

Em 2012, o então presidente paraguaio Fernando Lugo sofreu um processo de impeachment por \”mau desempenho de suas funções\” e foi substituído pelo vice Federico Franco, que estava rompido com ele.

Na época, países da América do Sul disseram que houve uma \”ruptura da ordem democrática\” no Paraguai e decidiram suspender o país temporariamente do Mercosul e da Unasul (União das Nações Sul-americanas). A proposta de suspensão partiu, inclusive, de Dilma.

Durante a reunião desta quinta, a petista cobrou sua equipe para reverter no Congresso a reprovação das contas relativas a 2014 e pediu que os ministros do PMDB façam reuniões semanais com a bancada do partido na Câmara, em uma tentativa de recompor a base aliada.

Escalado para falar com a imprensa depois do encontro, o novo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, disse que o governo acompanhará com atenção a movimentação da oposição em relação a um eventual processo de impeachment e ressaltou que ele não pode ser tratado como \”instrumento de disputa política\”. \”Querem dar consistência artificial a um processo como esse\”, disse.

Ele afirmou ainda que a presidente encarou com responsabilidade a rejeição das contas pelo TCU e entende que agora a resposta do governo deve ser feita na CMO (Comissão Mista de Orçamento), a quem caberá julgar o parecer do TCU.

\”Evidentemente que a presidente preferia que a análise do TCU terminasse de outra forma\”, disse.

Durante a reunião, o ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) reclamou que acordos feitos para atender aliados, como nomeação para cargos e liberação de emendas, precisam ser cumpridos e que a demora nesse processo contribuiu para as derrotas sofridas nesta semana, quando o governo não conseguiu quorum para manter vetos presidenciais.

Penúltimo a falar, antes de Dilma, o vice-presidente Michel Temer disse que apoiava as reclamações de Berzoini, lembrando que, durante o período que esteve na articulação política, sofreu com o mesmo problema.

PEDALADAS

Um dos motivos para Temer se afastar do posto de articulador político foi o que seu grupo classificou de boicote por parte de petistas, que não cumpriam acordos com governistas feitos por ele.

Na reunião, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, sugeriu que cada ministro tenha uma cartilha de perguntas e respostas para fazer a defesa do Planalto em relação às pedaladas fiscais.

Jaques Wagner afirmou ainda que a presidente pediu atenção aos ministros para garantir a recomposição da base aliada no Congresso.


Leia mais:


Cunha afirma ser alvo de execração pública e que não renuncia ao cargo


Dilma pede unidade na equipe e atuação junto às bancadas no Legislativo


Após decisão do TCU, Dilma tem 1ª reunião com os 31 ministros


 

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Entre modismos e responsabilidade

José Matos

Umbanda: religião brasileira e cristã – II

Júlio Miragaya

Indústria: das regiões metropolitanas para as cidades médias

Tersandro Vilela

Lula defende Sul Global na regulação tecnológica

Júlio Pontes

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

Últimas Notícias

Feirão da Serasa dá até 99% de desconto

24 de fevereiro de 2026

CEF 01 é inaugurado no Jardins Mangueiral

24 de fevereiro de 2026

Deputado homenageia cientista por pesquisa que pode curar paraplegia

24 de fevereiro de 2026

Chuvas matam ao menos 22 e deixam rastro de destruição em MG

24 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.