O governo de Goiás apresentou dois projetos para inclusão no Plano Plurianual (PPA) do governo federal. As propostas beneficiam o transporte coletivo no Entorno do Distrito Federal e precisam ser aprovados em votação popular.
Para buscar apoio da população, a secretária do Entorno do DF (Sedfgo), Caroline Fleury, passou a semana na rodoviária do Plano Piloto conversando com usuários de ônibus que ligam Brasília às cidades vizinhas de Goiás.
Clique para o link de votação! contribua para melhorar o transporte no Entorno!
A iniciativa de Fleury atende a um pedido do governador Ronaldo Caiado (União). “Uma votação simples pode garantir mais recursos federais para essa demanda tão importante, que é a mobilidade no Entorno. Contamos com o apoio de todos”, apelou Caiado.
A proposta 5969 da Sedfgo é para criação do Consórcio Interfederativo do Entorno, integrando os governos de Goiás e DF com a União para melhorar o transporte coletivo da Região Metropolitana do Entorno (RME).
“A formação do consórcio é nosso carro-chefe. A partir dele, teremos possibilidade de trazer recursos para a mobilidade urbana na região e outras áreas, através da responsabilidade tripartite entre o GDF, a União e o governo de Goiás”, explicou Caroline Fleury.
O consórcio também vai atender a Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride), composta por 29 municípios goianos e quatro mineiros, em áreas como saúde, segurança pública, transporte, desenvolvimento econômico e social.
A segunda proposta é a construção do BRT entre Luziânia, em Goiás, e Santa Maria, no DF, uma prioridade dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).