Sessão do Congresso Nacional marcada hoje (12), às 14h, deve votar o projeto que assegura recursos para o reajuste de servidores das forças de segurança do Distrito Federal. Relator do PLN 12/2023, o deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos-DF) disse ao Correio Braziliense que prevê uma “aprovação sem sustos”.
A vice-governadora do DF, Celina Leão, postou vídeo nas redes sociais ao lado de Gilvan Máximo e do deputado distrital Hermeto (MDB), em que afirma que o aumento de 18% para as forças policiais é um “sonho de muitos anos sendo realizado”.
A proposta do governo federal, que prevê espaço no Orçamento de 2023, fatia o reajuste das forças de segurança do DF em duas parcelas. A primeira será em julho de 2023 e a segunda, em janeiro de 2024. O impacto será de R$ 372,2 milhões neste ano e de R$ 685 milhões a partir do ano que vem.
“A alteração não resultará em aumento da despesa, tendo em vista que a mesma dar-se-á a partir das dotações já autorizadas ao GDF, no âmbito dos limites disponíveis nas programações do Fundo Constitucional do Distrito Federal”, explicou na justificativa a ministra Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que assina o texto.