Facilitar o acesso à agua para irrigar as áreas produtoras de frutas dos 29 municípios goianos e quatro do estado de Minas Gerais que fazem parte da região metropolitana do Entorno do Distrito Federal foi o tema de uma reunião, na segunda-feira (26), entre os titulares das secretarias de Agricultura do DF, Fernando Antônio Rodriguez, e do Entorno, de Goiás, Carol Fleury. A meta é apoiar os projetos de irrigação dos produtores inseridos no programa Rota da Fruticultura, uma antiga demanda do setor.
“Queremos que a água chegue ao pequeno produtor, um problema recorrente que traz prejuízos a todos e que é possível superar a partir de uma política correta de apoio a cada um deles”, disse Carol Fleury. A secretária lembrou que as outorgas da água pertencem à União, o que dificulta o acesso do pequeno produtor a uma solução simples. “Nosso papel aqui é decidir um cronograma de reuniões técnicas nas áreas para fazer essa solução acontecer”, adiantou.
Cadeia produtiva – A fruticultura é uma riqueza econômica que emprega milhares de trabalhadores nos 33 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride-DF). A Rota da Fruticultura faz parte de uma estratégia do Ministério do Desenvolvimento Regional, num programa que se propõe a organizar a cadeia produtiva da fruta, ligando produtores rurais, grupos comerciais, associações, setor público, governos estaduais, distribuidores, setores de logística, armazenamento, embalagens, entre outros.