Júlio Pontes (*)
Em estruturas de comunicação política, os stories no Instagram normalmente são postados pelo assessor que acompanha o político nas agendas em “tempo real”. De modo geral, recebem menos atenção em comparação aos conteúdos publicados no feed. Mas, cuidado! O excesso de imediatismo e de conteúdos publicados está reduzindo o esmero com os materiais.
No início deste mês, durante a inauguração de um hospital em Itaberaba, no interior da Bahia, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, se referiu a Brasília como “ilha da fantasia”. A fala foi postada nos stories do Instagram naquele dia. E a repercussão foi péssima para o Costa, que dias depois veio a público pedir desculpas à população do Distrito Federal.
Há motivos — não justificativas — para a falta de atenção para os stories de políticos: por vezes o conteúdo mais orgânico e informal tem maior engajamento; fica apenas 24 horas no ar; e, principalmente, precisa ser postado praticamente em tempo real. Em contrapartida, os posts do feed são perenes e costumam ter maior planejamento.
Por essa característica da instantaneidade, stories políticos precisam de cuidado e atenção para serem postados. No caso de Rui Costa, ele se retratou no Twitter: “não fui feliz nas minhas palavras”. Que fique claro: a culpa da repercussão negativa é majoritariamente do próprio ministro. Sua assessoria poderia, sim, filtrar. Mas, como o evento era público e de grande cobertura jornalística, fatalmente algum veículo de imprensa usaria o recorte do pronunciamento.
Até políticos do mesmo espectro ideológico do ministro o criticaram. O deputado distrital Chico Vigilante (PT) disse que Rui Costa “mostra um completo desconhecimento da capital”. O governador Ibaneis Rocha (MDB) resumiu o sentimento dos brasilienses que não moram no Plano Piloto: “para alguns políticos, Brasília se limita ao que eles veem pelas janelas de seus gabinetes”.
O assessor de comunicação nunca foi peça tão relevante em uma estrutura política. Não que antes não fosse. Mas, em tempos de redes sociais, estar presente física e digitalmente tem praticamente a mesma importância. Por isso, especialize-se e mantenha-se informado. E antes de publicar qualquer conteúdo, procure entender pelo menos um pouco sobre o contexto da situação. Prevenir catástrofes é sempre melhor do que apagar incêndios.
(*) Especialista em Marketing Político Digital