Quem enviou a declaração do Imposto de Renda no prazo já pode conferir se as informações estão em conformidade e se já houve o processamento dos dados enviados. O andamento da análise pode ser consultado pelo sistema e-gov, ou pelo e-CAC no portal da Receita Federal. O site do governo é mais amigável para navegação, porém é preciso ter acesso prata ou ouro do sistema gov.br e entrar no link “Meu Imposto de Renda”.
O sistema de gestão da Receita está muito avançado e depois de 24 horas do envio da declaração já é possível saber se a declaração tem alguma inconsistência que fez o contribuinte cair na malha fina. Caso isso aconteça, o sistema indicará “pendência de malha”: ocorre quando as informações prestadas pelo cidadão não estão de acordo com o que foi informado por fontes pagadoras e prestadores de serviços ao cidadão, como médicos, dentistas, clínicas, hospitais e plano de saúde, entre outros. Neste caso, é preciso corrigir o erro, por meio de uma declaração retificadora.
Para fazer as correções necessárias, é preciso ter o número do recibo da declaração que foi entregue. Quem corrige informações e envia novamente o documento vai para o final da fila de restituições. Os lotes são pagos de maio a setembro. Segundo a Receita, após o fim do prazo, o contribuinte tem cinco anos para fazer a retificação, desde que a declaração não esteja sob fiscalização, mas não pode mudar o regime de tributação.