Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades, Política

Ibaneis sanciona reajuste para servidores

  • Redação
  • 06/05/2023
  • 10:00

Compartilhe:

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha sancionou, na terça-feira (2), o reajuste de 18% para os servidores públicos efetivos do GDF a ser pago a partir de julho, escalonado em três parcelas anuais (2023, 2024 e 2025). Os ocupantes de cargos comissionados terão aumento de 25% em parcela única a partir da mesma data, com recebimento em agosto.

O Buriti montou uma cerimônia para o anúncio, na qual Ibaneis lembrou que sua gestão criou o plano de saúde dos servidores locais e pagou a terceira parcela do reajuste anterior. “Dentro do possível, sem prejudicar as obras e os atendimentos sociais, estou cumprindo a palavra com os servidores. Que este reajuste possa fazer a diferença na vida de cada um”, discursou Ibaneis.

A estimativa do GDF é de que o reajuste contemplará 220 mil funcionários ativos, inativos, pensionistas e comissionados. Para a maior parte das categorias, o último aumento salarial teve previsão legal em 2013, 2014 e 2015, mas a terceira parcela só foi paga em 2022 pela atual gestão.

A tabela de vencimentos para os cargos comissionados teve sua última atualização em julho de 2011. Vale lembrar que o aumento da remuneração dos cargos comissionados também contempla os servidores efetivos, visto que cerca de 50% dos cargos em comissão são ocupados por servidores efetivos.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz, destacou que este foi “o maior reajuste linear já concedido na história do DF”. Segundo ele, “a medida não busca só recompor o poder aquisitivo dos servidores, mas também impulsionar a nossa economia, ainda tão dependente do serviço público”.

O projeto foi votado e aprovado em 4 de abril pela Câmara Legislativa. O aumento salarial é prerrogativa privativa do governador, de acordo com o Artigo 71 da Lei Orgânica do Distrito Federal.

Sindireta comemora

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta (Sindireta-DF), Ibrahim Yusef comemorou. “O governador acerta ao sancionar o reajuste para os servidores. Nós amargamos quase oito anos sem nenhum aumento salarial, sentimos até saudades de participar de solenidades assim”, disse.

“O DF tem um equilíbrio fiscal forte e age com bastante austeridade fiscal. Nós temos condições de pagar esses 18% em três anos. Se fizermos uma linha do tempo, desde que o governador Ibaneis Rocha assumiu, nós tivemos ganhos”

Itamar Feitosa, secretário de Fazenda

Desde 2019, o GDF nomeou mais de 20 mil servidores efetivos e contratou cerca de 60 mil temporários. O tíquete alimentação também teve reajuste, passou de R$ 394,50 para R$ 640 (aumento superior a 60%).

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

Republicanos, o fiel da balança no DF

7 de dezembro de 2025

Léo Santana será atração do Viva Piri 2026

7 de dezembro de 2025

120 vagas para concurso para Guarda Municipal em Valparaíso

7 de dezembro de 2025

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

6 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.