Caroline Romeiro (*)
Há quem diga que o prato típico de Brasília é o pastel com caldo de cana vendido na rodoviária do Plano Piloto. Mas posso garantir que temos comidas regionais no Quadradinho do Distrito Federal. Afinal, habitamos uma cidade jovem, mas que recebe pessoas dos mais diversos lugares do Brasil e do mundo.
Ouso dizer que alguns alimentos já fazem, sim, parte da nossa cultura local, e conseguimos facilmente identificar a origem dessa contribuição à nossa gastronomia. Além de cultura alimentar, quero falar um pouco das propriedades nutricionais desses alimentos, até para que vocês saibam que podemos comê-los sem culpa!
Temos o pequi, um fruto típico do Cerrado brasileiro, que é um ingrediente indispensável na culinária de Brasília. Pode ser utilizado em pratos como arroz com pequi, frango com pequi e empadão goiano. Contém diversas propriedades nutricionais benéficas à saúde: é rico em vitamina A, vitamina C, fibras e antioxidantes. O consumo do pequi pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, devido à sua capacidade de reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL (bom).
A pamonha é uma iguaria feita com milho verde ralado, envolto em palha de milho e cozido em água fervente. É um prato típico das festas juninas, mas pode ser encontrado o ano todo em Brasília. A pamonha é rica em carboidratos complexos, que fornecem energia ao corpo de forma gradual. Ela é bastante calórica, mas podemos comer com moderação sem maiores problemas, pois é uma fonte de fibras, vitaminas e minerais, como o ferro e o cálcio.
Outro alimento queridinho dos brasilienses é o queijo de coalho, originário do Nordeste brasileiro e muito popular em Brasília. É feito a partir do leite de vaca e tem um sabor suave e levemente salgado. O queijo de coalho é uma fonte de proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B. Alguns trabalhos mostram que ele é fonte de bactérias probióticas que ajudam o funcionamento intestinal e o fortalecimento do sistema imunológico.
No mais, aproveite o feriado para comer esses e outros alimentos que já fazem parte da nossa história!
(*) Mestre em Nutrição Humana e doutoranda em Ciências da Saúde
Instagram: @carolromeiro_nutricionista