A liberação de recursos para dar continuidade à interiorização da saúde em Goiás foi o principal tema de uma audiência, na quinta-feira (13), do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília.
É a segunda vez nos últimos meses que Caiado visita a ministra. Em março, o governador se reuniu com a Nísia Trindade em busca de repasses de verbas para o SUS. Na ocasião, o estado solicitou R$ 500 milhões em recursos para custeio.
“Viemos aqui, mais uma vez, buscar por parte da ministra, o repasse para atender, pelo menos parcialmente, a expansão que fizemos na Saúde de Goiás, interiorizando a qualidade de hospitais e policlínicas”, disse Caiado.
Durante a visita, foi protocolado no ministério o pedido de ajuda para custear as despesas na saúde sem estourar o teto de gastos e manter a qualidade do atendimento. O governador disse que a ministra entendeu seus posicionamentos e que saiu do encontro com uma perspectiva muito positiva.
O pedido será avaliado pela equipe técnica do MS. O secretário da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, destacou a necessidade dos recursos devido ao aumento das despesas com o setor no estado. “Viemos para pedir ajuda para que possamos custear as nossas despesas na Saúde sem estourar o teto de gastos e manter a qualidade dos nossos atendimentos nos 24 hospitais que temos hoje”.
Segundo o secretário, de 2019 a 2022 Goiás teve 107% de aumento na produção de procedimentos, dentre eles diárias de internações, ampliação de leitos de UTIs, cirurgias, consultas e exames. Essa produção gerou um custo maior, que não representou aumento nas verbas recebidas do ministério.