O Sindicato dos Professores no Distrito Federal se reuniu, na segunda-feira (10), com integrantes da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação do Ministério Público do DF e Territórios para tratar de temas referentes à realidade das escolas no DF. Os principais pontos da pauta foram a homologação do concurso, convocação imediata até zerar todo o cadastro reserva e a realização de um novo concurso público.
O diretor do Sinpro Cleber Soares destacou que muitos dos professores temporários em atividade hoje são aprovados no último concurso e aguardam convocação:
“É necessário exigir as nomeações e a realização de mais concursos para garantir os direitos trabalhistas desses profissionais, e também porque é importante para a rede que exista o vínculo”
Diretor do Sinpro Cleber Soares
A diretoria do Sinpro ressaltou a importância de se nomearem todos os aprovados e aprovadas do último concurso público, e da realização de novos concursos para suprir as carências da rede, que são muitas em todas as áreas. A quantidade insuficiente de orientadores e orientadoras educacionais e de monitores e monitoras, por exemplo, tem sido latente nas escolas do DF.