O instituto DataFolha divulgou pesquisa neste sábado (1º) segundo a qual 38% dos brasileiros aprovam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enquanto 29% reprovam. Outros 30% o consideram regular e 3% não responderam. Foram entrevistadas 2.028 pessoas nos dias 29 e 30 de março, em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foi a primeira pesquisa feita no terceiro mandato de Lula. O levantamento avalia os três primeiros meses de governo. Em comparação com mandatos anteriores, o presidente teve a maior rejeição nesta sondagem. Ele é mais bem avaliado pelos nordestinos (53% de ótimo ou bom) e tem rejeição mais baixa entre os mais pobres (21% de ruim ou péssimo entre aqueles que ganham até 2 salários mínimos) e entre os mais jovens (17% de ruim ou péssimo na faixa de 16 a 24 anos de idade). Eleitores do Sul (29% de ótimo ou bom), evangélicos (28% de ótimo ou bom) e mais ricos (30% de ótimo ou bom) são os mais refratários ao presidente.
Perguntados se Lula havia feito mais ou menos pelo país do que o esperado nestes três meses, os entrevistados responderam:
- 18% dizem que fez mais do que esperava
- 25% dizem que fez o que esperava que fizesse;
- 51% dizem que fez menos do que esperava;
- 2% deram outras respostas;
- 4% não souberam responder.
Sobre o que esperam para o governo no futuro: 50% acreditam que o governo Lula será ótimo ou bom;
- 27% acreditam que será regular;
- 21% acreditam que será ruim ou péssimo;
- 1% não soube responder.
Quanto à esperança sobre o cumprimento das promessas da campanha eleitoral:
- 28% acreditam que Lula cumprirá a maioria delas;
- 50% acreditam que cumprirá parte das promessas, mas não a maioria;
- 21% acreditam que não cumprirá nenhuma promessa;
- 1% não soube responder.
Comparativo entre Lula, Bolsonaro, Dilma FHC, Itamar e Collor:
A primeira pesquisa do 3º mandato mostra a pior performance de Lula em início de mandato. O DataFolha registra pesquisa sempre nos 3 primeiros meses do presidente. O primeiro mandato de Lula, que começa em 2003, registrava:
- 43% de ótimo ou bom;
- 40% de regular;
- 10% de ruim ou péssimo;
- 7% não sabiam.
No 2º mandato, em 2007, Lula tinha os seguintes números:
- 48% de ótimo ou bom;
- 37% de regular;
- 14% de ruim ou péssimo;
- 1% não sabiam.
29% atuais de ruim ou péssimo, igualam o pior momento de Lula enquanto presidente, registrados em dezembro de 2005. Na época, a popularidade foi impactada pelo escândalo do mensalão.