A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do DF aprovou, na manhã desta quinta-feira (15/03), a iniciativa da deputada Paula Belmonte (Cidadania), que sugere que o Governo do Distrito Federal viabilize a contratação urgente de policiais militares e bombeiros da reserva remunerada para atender, reforçar e dar apoio às atividades internas e administrativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do DF.
Com a proposta encaminhada para o governo local, a expectativa é que seja reforçada a segurança e efetivo nas ruas do DF, já que muitas funções administrativas dentro dos quartéis são exercidas por militares da ativa.
A proposta é de autoria da deputada Paula Belmonte, que esclarece que são diversas as atividades que poderiam ser desempenhadas pelos militares da reserva, dentre elas: Videomonitoramento eletrônico, que é assessoria policial militar e de monitores de escolas cívico-militares, entre outras ocupações. Para isso basta aplicação de treinamentos de ensino dentro da corporação.
Para retornar às atividades, o militar precisa atender alguns requisitos como não ter sido condenado por crime transitado em julgado, ter bom comportamento, possuir capacidade técnica, física e mental para desempenhar a tarefa, além de não exercer outra função pública.