O Dia Internacional do Contador de Histórias, comemorado desde 1991 no dia 17 de março, começa a ser festejado este ano num pré-evento no sábado (4) e no domingo (5), em Olhos d’Água, distrito de Alexânia (GO), a 90 quilômetros do Distrito Federal, com o tema “Sonhar é realizar e esperançar”.
Desde 2010, a Associação Amigos das Histórias homenageia os contadores de histórias do Brasil e de outros países numa iniciativa com apoio da deputada federal Erika Kokay (PT-DF). No dois últimos anos o evento não aconteceu presencialmente devido à pandemia da covid-19.
A 13ª edição terá seu ponto alto de 16 a 20 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, quando serão entregues os certificados de honra ao mérito aos contadores de histórias do DF e Entorno.
Outra etapa das comemorações ocorrerá numa chácara em Brazlândia-DF, onde se reunirão 110 contadores de histórias do Brasil e do Peru em oficinas de formação continuada, saraus de histórias, rodas de saberes e em momentos de encontros e reencontros com saberes ancestrais que originaram a profissão dos contadores de histórias.
Os convidados de 2023 são o professor, cordelista e pesquisador Marco Haurélio Fernandes Faria, de São Paulo; o xilogravurista, artista plástico e escritor Valdério Costa, do DF; a professora, bonequeira cantora e organizadora de eventos Dalci Brincante, de Anápolis-GO.