Caroline Romeiro (*)
Em julho deste ano acontecerá a 17ª edição da Conferência Nacional de Saúde, que tratará sobre o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Antes da Conferência Nacional, existem as etapas municipais, que acontecem até março, e as etapas estaduais, em abril e maio.
Toda essa preparação tem o objetivo de ampliar o espaço de diálogo entre o governo, representado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde, e a sociedade, para a construção de políticas públicas no âmbito do SUS.
Haverá, ao final de cada conferência municipal e estadual, a eleição dos delegados que terão direito a voz e voto na Conferência Nacional. No encerramento será elaborado um documento que servirá de base para o Plano Nacional de Saúde e para o Plano Plurianual do governo de 2024 a 2027.
A Asbran e o Conselho Nacional de Nutricionistas (CFN) estão articulando uma Conferência Livre Nacional de Nutrição para levar propostas à Conferência Nacional de Saúde. É muito importante que as ações de alimentação e nutrição estejam explícitas no relatório final da 17ª Conferência.
No Distrito Federal, o o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN1) realizará um evento preparatório na sexta-feira, dia 24 de fevereiro. O objetivo é promover amplo debate e reflexão sobre a atuação do nutricionista e dos técnicos em nutrição e dietética (TND) no contexto da promoção da saúde e segurança alimentar e nutricional.
Então, se você é nutricionista ou TND, acesse o site e as redes sociais do CRN1 para fazer parte desse momento histórico!