Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

colaboradores, Política

O povo precisa ser incluído na democracia

  • J.B. Pontes
  • 15/02/2023
  • 07:00

Compartilhe:

Foto:Divulgação

A democracia, especialmente a participativa, é o melhor regime político que a civilização humana conseguiu alcançar. Nesse sistema, os cidadãos são os detentores do poder e transferem parcialmente esse poder ao Estado, para que este atue como organizador da sociedade, garantindo o bem-estar de todos e promovendo a dignidade das pessoas.

No entanto, para que o processo democrático seja efetivo, há necessidade de mobilização, organização e participação do povo na construção de uma nação justa e igualitária. E isso no Brasil está muito distante de ser realidade, vez que o nosso povo nunca foi educado e preparado para participar do processo político democrático, ainda que a Constituição Federal ofereça amplas possibilidades para isso.

Por isso, reiteramos a proposta de que as parcelas mais conscientes da sociedade promovam e se engajem no esforço para reeducação e conscientização da população excluída do processo democrático, na mobilização e na organização da sociedade. Esperar que isso seja feito pelos políticos é uma utopia, pois eles preferem que o povo continue deseducado, pois assim é mais fácil de ser manipulado.

Além do mais, temos uma elite e uma classe média sem o sentimento de nacionalidade, que odeia os pobres e não tem o menor interesse em participar dos esforços para a diminuição das desigualdades sociais e para a inclusão do povo no processo democrático. Parece não terem consciência de que isso é condição para vivermos numa sociedade harmônica e pacífica.

O povo, por sua livre vontade, elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. Mas, por faltar consciência sobre democracia e sua dinâmica, elegeu ao mesmo tempo um parlamento majoritariamente de oposição ao governo.

Na democracia, a oposição deve ser exercida pelo grupo político que perdeu a eleição. É inconcebível, por isso, que se vote em um candidato para presidente e, ao mesmo tempo, em um parlamentar que, se eleito, fará oposição a ele. Não percebem os eleitores que assim agindo dificultam a realização dos planos de governo, além de obrigar o novo presidente a fazer alianças com partidos fisiológicos para garantir o mínimo de governabilidade.

Foto: Ricardo Stuckert

Apesar de tudo, a eleição de Lula mostra um avanço na consciência popular, tendo em vista o uso sem precedentes de recursos públicos por Bolsonaro para garantir a reeleição, não somente para as mãos dos políticos do Centrão, mas também diretamente por meio dos “pacotes de bondade” de última hora por ele criados.

Usou ainda, sem êxito, a “máquina do Estado” de uma forma vergonhosa jamais registrada na nossa história. Prova disso foi, entre outras tantas, a ação da Polícia Rodoviária Federal para impedir eleitores presumidos como do então candidato Lula de chegar aos locais de votação em tempo hábil. Muito ainda precisa ser feito para que o povo tenha consciência da importância do voto e de sua participação mais ativa nas decisões que dizem respeito ao interesse geral. Sem povo consciente e participativo não existe democracia. E o poder econômico continuará elegendo os parlamentares que defendam os seus interesses e sem compromisso com os do povo em geral.

Compartilhe essa notícia:

Picture of J.B. Pontes

J.B. Pontes

Colunas

Orlando Pontes

Galípolo almoçou com Vorcaro antes da falência do Banco Master

Caroline Romeiro

Carnaval com saúde

José Matos

Umbanda: Religião brasileira e cristã – I

Júlio Miragaya

GRES Unidos da Papuda?

Tersandro Vilela

Amor em tempos de algoritmos

Júlio Pontes

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

Últimas Notícias

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

17 de fevereiro de 2026

PMDF alerta foliões com dicas para evitar roubo de celular no carnaval  

16 de fevereiro de 2026

GRES Unidos da Papuda?

16 de fevereiro de 2026

Lula mira novos mercados na Ásia com agendas na Índia e Coreia do Sul

16 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.